Significado dos Sonhos

Sonhar com dinheiro: o que quer dizer?

Não é necessário dizer que sonhar com dinheiro apresenta uma série de simbologias distintas em nossas vidas. As sociedades ocidentais são – há muitos séculos – calcadas ao redor de seus aspectos econômicos primordiais, e a economia resume-se à convergência do dinheiro.

Por isso, o dinheiro pode representar praticamente todos os aspectos de nossa vida relacionados a ele, o que vai desde o trabalho que organiza nossa rotina, até o lugar onde moramos, os produtos que consumimos, as dívidas que precisamos pagar e uma série de outras características igualmente essenciais em nossas vidas.

Em outras palavras, sonhar com dinheiro vai além do símbolo da capital em si, pode expandir para todas as coisas que exigem dinheiro para serem adquiridas. No fim das contas, estes valores podem representar até mesmo educação, segurança, auto-valorização e percepção da sociedade a respeito da sua posição dentro dela.

Por isso, para que se possa interpretar um sonho com dinheiro, é necessário levar em consideração as várias características individuais da pessoa que sonha com ele. Somando-se essas características às interpretações  a seguir, é possível estabelecer as relações simbólicas deste sonho para a vida de uma pessoa.

Uma dívida a ser paga

Para boa parte das pessoas, um dos usos principais do dinheiro é pagar dívidas. Em nossa vida desperta, essa relação é literal: faturas, boletos e débitos. Em um sonho, no entanto, a relação metafórica pode ser muito mais destacada. Nestes casos, é necessário interpretar a “dívida” do sonho como algo que você sente que deve ou deveria fazer, mas não fez.

Por vezes, isso nem mesmo representa um compromisso com alguém. A dívida em questão pode ser a realização de um sonho que você nunca se permitiu, ou ser franco com alguém que você sente dever honestidade. A noção de dívida, neste caso, é bastante fluida, e depende de suas influências externas.

Símbolo de prestígio social

Por mais duro e errado que possa parecer, é inevitável associar a reunião de dinheiro com a ideia de prestígio público. Inevitavelmente, pessoas com mais posses são socialmente melhor aceitas do que aquelas com menos posses.

Mesmo que você não concorde com essa visão, ela está tão enraizada na sociedade, que é possível que seu sonho represente exatamente isso. Ao sonhar com dinheiro, você pode estar fazendo uma metáfora sobre como se sente em relação aos grupos onde convive ou à sociedade como um todo.

Se o resultado for ruim, não significa que você pense que tem dificuldades de aceitação em função de sua situação monetária. Significa, apenas, que se sente pouco incluído (a) em relação ao contexto onde vive, e que isso incomoda você, mesmo que não queira admitir.

Simboliza algum objetivo

Atualmente praticamente tudo o que você pode imaginar pode ser convertido em um valor monetário – exceto algumas coisas essencialmente pessoais. Essa é, aliás, a lógica através da qual a economia se estrutura: a conversão das coisas em um valor universal.

Por isso, é simplesmente natural sonhar com dinheiro como uma metáfora de um objetivo a ser alcançado. Isso não significa que o objetivo buscado seja dinheiro – ele apenas é convertido em capital, assim como são todas as coisas na vida.

Neste sentido, é importante você focar na jornada em busca deste resultado e tentar converter o dinheiro visto no sonho naquilo que você realmente busca em sua vida, no momento atual.

Sonhar com falta de dinheiro

Não é raro sonhar com dinheiro como algo que falta em nossas vidas. Em geral, pode-se interpretar este tipo de sonho como a insegurança, a falta de certezas sobre nosso futuro e, em alguns casos, como a literal preocupação com a falta de dinheiro em sua vida.

Como já mencionado, a moeda representa muitas coisas em nossas vidas, por ser convertida nelas. A falta de dinheiro disponível, portanto, é um indicativo de que você sente insegurança em relação a alguns destes aspecto, em sua vida.