Significado dos Sonhos

Sonhar com banheiro: qual o significado?

Sonhar com banheiro é algo relativamente comum que apresenta uma quantidade quase incontável de simbologias possíveis. Assim como na vida desperta, um banheiro pode representar a limpeza em relação às impurezas, o alívio físico, o relaxamento ou dejetos. A diferença está no fato que cada uma dessas atividades pode representar uma gama de metáforas adicionais que precisam ser interpretadas.

É especialmente recorrentes, em nossos sonhos, a ideia de que vários obstáculos são colocados em nosso caminho para dificultar nossa “tarefa”. Fatores como não encontrar um banheiro, falta de privacidade, sujeira, falta de papel higiênico e vaso sanitário impossível são elementos muito comuns em sonhos que incluem banheiro.

Isso ocorre porque, de maneira geral, sonhar com banheiro é uma referência direta a “aliviar-se” em relação a algo que deve sair de você. Se você sonha com isso, é muito provável que existe algum aspecto emocional de sua vida que gera a sensação de repressão constante em seu imaginário, O resultado disso, obviamente, é a sensação de sempre procurar uma forma de livrar-se deste peso, mas nunca conseguir encontrar de fato.

Por isso, é importante relacionar seu sonho ao seu contexto atual – quais são suas pressões, medos e conflitos diários são fatores que ajuda a compreender o que significa sonhar com banheiro.

Sonhar com banheiro público ou de casa

O tipo de banheiro com o qual você sonha costuma fazer bastante diferença na interpretação de seu significado. No caso de banheiros públicos, por exemplo, pode-se entender que o problema em sua vida está relacionado à vida social ou profissional, com pessoas ou emoções que não façam parte de sua intimidade – habitam aspectos mais superficiais de sua rotina.

Um banheiro em sua casa, no entanto, indica que estes sentimentos negativos estão diretamente relacionados aos aspectos mais íntimos de sua vida. Pode ser algum problema em relação à sua personalidade, aos seus sentimentos ou algum problema familiar, por exemplo.

Não conseguir encontrar o banheiro

Como já mencionado, sonhar com banheiro como um objetivo que não consegue ser encontrado é uma metáfora direta à ideia de que você possui algum tipo de sentimento reprimido que não consegue libertar.

Pode ser, ainda, o reflexo de suas frustrações em relação à inabilidade de compartilhar seus sentimentos, emoções e aspectos íntimos por exemplo.

Características do banheiro

A forma como você encontra um banheiro, em seu sonho, também diz bastante respeito à sua personalidade. No caso de um banheiro público sem portas ou privacidade, por exemplo, pode indicar que você sente falta de um tempo para si mesmo, em sua vida. Em geral, é um sentimento comum para pessoas que trabalham muito, ou estão sempre cercadas de outras pessoas e suas intenções, sem momentos de introspecção.

Se o banheiro está sujo, por outro lado, isso pode ser um indicativo de que você considera algumas emoções ou pensamentos que estão presos dentro de você são tóxicos, problemáticos. Em alguns casos específicos, é possível que a interpretação seja inversa: o ambiente ao seu redor é tóxico, e você tem medo de se expor neste contexto.

Desejo físico de ir ao banheiro

Outra causa curiosa para sonhar com banheiro pode ser interpretada de maneira ainda mais singela: é possível que se trata de uma verdadeira vontade física de seu corpo de ir ao banheiro com urgência. É bastante provável que – em sua infância – você já tenha sonhado com a situação de estar em um banheiro urinando e descobrir que estava, na verdade, urinando na própria cama no mundo desperto.

À medida que o tempo passa e temos maior controle de nossas funções fisiológicas, este tipo de sonho se adapta à vontade de ir ao banheiro, sempre evitando que o corpo efetivamente libere a urina. Essa interpretação literal é apenas um sinal de que você precisa acordar e correr até o banheiro!