sonhar com túmulo
Significado dos Sonhos

Sonhar com túmulo: qual o significado?

Certamente fora das temáticas mais populares para as pessoas que lembram do que sonham, sonhar com túmulo pode parecer razoavelmente bizarro, mas a verdade é que se trata de um sonho bastante simbólico.

sonhar com túmulo

A construção do significado de um túmulo no imaginário popular é tão poderosa que permite uma avaliação bastante segura do que este sonho representa para cada pessoa. O túmulo é ligado, em primeiro lugar, à morte. É um dos ícones que eternizam e confirmam a morte de algo. Por isso, é um símbolo do afastamento, da descontinuidade e do término.

A existência de um túmulo indica que aquela pessoa – ou a coisa que representa em um sonho – não pode retornar. Isso pode ter um significado tanto nos aspectos positivos, quanto negativos. Além dessas interpretações, é claro, sonhar com túmulo pode ser uma lembrança da inevitabilidade da morte – uma temática bastante presente nos sonhos de praticamente todas as pessoas.

Confira as interpretações abaixo do que significa sonhar com túmulo, e considere quais delas são mais adequadas para o seu atual contexto de vida:

Término de uma parte importante da sua vida

Em primeiro lugar, deve-se considerar o que o túmulo sendo representado em seu sonho guarda. Nas metáforas dos sonhos, um túmulo nem sempre guarda o corpo de uma pessoa – pode enterrar algo, ou alguém que represente algo mais do que ela mesmo (por exemplo: o túmulo de seu chefe pode dizer mais respeito a algum aspecto de seu trabalho do que a ele individualmente).

Com a identificação feita, reflita sobre o que aquela pessoa ou coisa representa para você. É bastante provável que o seu sonho indica que essa pessoa ou coisa não faz mais parte de sua vida. O túmulo representa uma memória que pode ser revisitada, mas não pode ser mais construída daquele momento em diante.

Sensação de afastamento definitivo

Na língua portuguesa, existe uma expressão que indica que algo está “morto e enterrado” quando simplesmente não há mais nada que possa ser feito quanto a alguma coisa. É o indicativo de que algo está definitivamente afastado de todas as possibilidades conhecidas.

Ao sonhar com o túmulo de alguém, você pode estar refletindo sobre um relacionamento que aparentemente acabou e não tem mais chance alguma de voltar a acontecer de sua forma normal. Neste caso, é importante dar atenção para a pessoa ou o grupo de pessoas que o túmulo em questão representa, para considerar se você deseja tomar alguma ação referente a essa relação.

Indicativo de que seus medos não retornarão

Se, por um lado, sonhar com túmulo pode trazer a triste ideia de perda de um relacionamento importante para você, seu aspecto pode ser muito mais positivo quando diz respeito a uma pessoa ou coisa que preocupava você.

Neste caso, algo que representa seus medos, ou que traz algum sentimento muito ruim de volta para a sua vida, que esteja em seu túmulo indica que se trata de um medo completamente superado, sem os riscos de voltar a acontecer.

Preocupações com a ideia de morte

Outro sentimento tipicamente associado à ideia de sonhar com túmulo é o medo da morte, do envelhecimento e de doenças que ponham fim à vida. Entre seus vários outros significados, o túmulo é uma lembrança física e presente de que a morte é inevitável e que, eventualmente, todas as pessoas que conhecemos – incluindo nós mesmos – estarão em uma situação similar, mortas e afastadas de maneira definitiva.

Trata-se de uma temática especialmente comum para quem presenciou recentemente situações que a tornaram mais preocupada com a ideia de morte. Alguém que passou pelo diagnóstico de uma doença, ou que perdeu uma pessoa muito próxima, costuma sonhar com este tipo de interpretação de maneira mais frequente.


3 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O AMOR!


Deixe seu Comentário!

Clique aqui para postar um comentário