sonhar com telhado
Significado dos Sonhos

Sonhar com telhado: qual o significado?

Sonhar com telhado não é uma temática exatamente comum, mas está longe de ser muito difícil de ser interpretada. Pelo contrário: a ideia de telhado reúne uma série de perspectivas simbólicas que são bastante evidentes, e basta saber contextualizar seu sonho e as situações que aconteceram durante ele para compreender qual é seu possível significado.

sonhar com telhado

Sonhar com telhado pode dizer respeito a estar no topo de algo – como nossa própria vida, representada por uma casa. Ao mesmo tempo, pode ser a representação de “ter um teto” sobre nossa cabeça, que indica nossa segurança, nosso nível de proteção atual.

Em outras ocasiões, o telhado pode ser uma representação direta de nossa mente, uma vez que casas podem ser uma representação de nosso corpo físico. É exatamente a partir dessas metáforas razoavelmente simples, mas muito significativas, que você poderá entender o que sonhar com telhado significa para você, a partir da contextualização de sua vida atual:

Querer chegar ao topo do telhado

Para muitas pessoas, a ideia de telhado está diretamente ligada ao imaginário do “topo”, o ponto mais alto de uma certa situação. O significado do ponto alto de algo é bastante claro em nossa linguagem: o topo é sinônimo de sucesso, conquista, vitória.

Por isso, é importante observar qual é o lugar onde você quer atingir o topo. Em sua própria casa, por exemplo, é possível que isso represente que você quer ter mais reconhecimento ou poder de decisão em ambiente familiar. Se você quer chegar ao telhado do local onde trabalha, por outro lado, é possível que isso indique o quanto você quer “subir” em sua carreira.

Indicativo de proteção e segurança

Em um sentido completamente distinto do exemplo anterior, é possível que sonhar com telhado represente o quanto você sente ou não estar protegido(a) em um certo local. Na língua portuguesa, ter um teto significa ter segurança, estar em um local protegido que é seu.

Metaforicamente, isso pode indicar o quão bem você se sente em um local. Estar em casa com um teto destruído, por exemplo, indica que talvez você não queira estar neste ambiente, ou sente que ele é mais problemático do que protetivo para você.

Necessidade de pensar melhor sobre algum aspecto de sua vida

Outra representação bastante característica de sonhar com telhado é a ideia de que se trata de um equivalente à cabeça e aos nossos pensamentos. Se você buscar pelo significado de sonhar com casa, por exemplo, é possível que encontre – entre suas interpretações – a ideia de que ela representa nosso próprio corpo.

Se a casa é nosso corpo, é evidente que o telhado representa nossos pensamentos e tudo aquilo que habita nossa cabeça. Por isso, um sonho que trata do telhado ou do teto como um elemento central, especialmente quando passamos algum tempo do sonho envolvidos com esta região da casa, é um sonho que retoma a importância da reflexão sobre alguma coisa.

Neste caso, é relevante observar os elementos adicionais do sonho: eles possivelmente sugerirão qual é o assunto que exige reflexão, atualmente.

Sonhar que você está em um lugar sem telhado

Se o seu sonho coloca você em um local sem telhado, ou com várias partes faltando, existem basicamente duas interpretações possíveis. A primeira é negativa, e indica a vulnerabilidade de alguém ou de alguma situação. Essa exposição ao “ambiente externo” indica que aquele local (ou as pessoas que representa) estão muito inseguras, e podem ser afetadas por uma série de coisas. Neste tipo de sonho, é bastante comum que uma chuva esteja prestes a se formar, demonstrando o nível de sua fragilidade.

Por outro lado, é possível que sonhar com teto ausente em um certo local tenha um caráter menos negativo. Se ele é apresentado como algo bacana, durante o sonho, é possível que a pessoa que possui a casa sem telhado seja “mente aberta”, exposta para novas experiências.

Sonhar com telhado fragilizado

Outra temática bastante comum ao sonhar com telhado é a ideia de que o telhado está prestes a cair, ou que suas sustentações estão muito fragilizadas. Neste tipo de sonho, é comum que a temática central gire em torno da presença de pessoas que consigam reparar o problema.

Se o telhado pode representar nossa cabeça e nossos pensamentos, é lógico imaginar que um telhado fragilizado represente um momento de dificuldade emocional. Neste caso, é importante observar se alguém ajuda você a reparar o telhado, ou se você precisa lidar com o problema sem o apoio de ninguém.


3 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O AMOR!


Deixe seu Comentário!

Clique aqui para postar um comentário