Significado dos Sonhos

Sonhar com tartaruga grande: o que significa?

Sonhar com tartaruga grande pode parecer um tanto quanto inusitado, mas a verdade é que este réptil protegido apresenta uma série de características simbólicas que possuem uma análise muito interessante a respeito de seu significado.

Tartarugas são, não raras vezes, associadas a seres muito antigos, capazes de viver muito mais do que os humanos e acumular a sabedoria. São, ainda, representações da calma e de uma vida mais lenta, além de serem um tradicional símbolo da segurança contra as ameaças externas, em função de sua capacidade de se proteger dentro do casco.

Entenda quais são as possíveis interpretações sobre sonhar com tartaruga grande, e quais significados este tipo de sonho pode refletir em sua vida:

Pensamentos sobre a própria mortalidade

Para muitas pessoas, sonhar com tartaruga grande tende a representar um ser com séculos de idade, que contrasta – obviamente – com a capacidade humana de sobreviver por algumas décadas, na maior parte das vezes.

Se a idade da tartaruga é um elemento central neste sonho, é bastante provável que sua principal temática diga respeito à sua própria mortalidade. Neste caso, preocupações com doenças ou com o envelhecimento são a causa mais provável do sonho em questão.

Busca por uma sabedoria antiga

Outro símbolo tipicamente associado às tartarugas é a ideia de sabedoria, fruto direto da ideia de antiguidade. Em quase todas as culturas antigas, a sabedoria e a antiguidade são ícones que se alimentam mutuamente – anciãos, magos, sábios e, até mesmo, divindades costumam ser representados através de figuras mais velhas.

Por isso, sonhar com tartaruga grande pode ser uma metáfora para este tipo de sabedoria ancestral. Trata-se de um sonho bastante comum para pessoas que buscam por uma ajuda – um guia intelectual para resolver seus problemas.

Necessidade de levar a vida com mais calma e tranquilidade

Tartarugas são um excelente lembrete de que “devagar se vai longe”. Sua movimentação lenta e vagarosa associada à ideia já mencionada de sabedoria pode ser um aviso subconsciente de que o ritmo muito acelerado com o qual você vive sua vida certamente não é benéfico para você.

Neste caso, é especialmente importante dar atenção aos elementos adicionais de seu sonho. Eles costumam sugerir quais os motivos que colocam você neste ritmo arriscado, ou quais são suas preocupações em relação à sua rotina.

Indicativo de que você deve se permitir correr mais riscos

Se, durante o sonho, você se associa negativamente com a imagem da tartaruga, é muito provável que essa seja uma temática mais negativa a respeito da maneira como você vive. A tartaruga utiliza o casco para se esconder assim que percebe uma ameaça, tornando-se um animal que imediatamente evita qualquer coisa que pareça arriscada.

Para fins de sobrevivência na natureza, a estratégia parece ter funcionado bens para estes répteis. No comportamento humano, no entanto, este tipo de situação não é tão vantajosa assim. Para a maior parte das pessoas, o comportamento “medroso” de uma tartaruga implica em perder várias oportunidades importantes em sua vida.

Trata-se de um sonho especialmente comum para quem percebe que seu comportamento muito conservador em relação a eventuais riscos faz com que a perda de recursos ou boas oportunidades seja frequente.

Representação de alguém que não se permite “sair do casco”

Sonhar com tartaruga gigante pode ser, ainda, uma referência a pessoas que são excessivamente tímidas, ou que apresentam grande dificuldade de revelarem-se verdadeiramente – em uma analogia livre, pessoas com dificuldade de “sair do caso” de forma definitiva.

Neste tipo de sonho, a tartaruga pode representar você ou alguma outra pessoa que seja tímida, e que pareça passar por certas dificuldades em função deste comportamento. Se o sonho referenciar a você, interprete-o como um alerta de que esse comportamento precisa ser percebido e modificado.


3 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O AMOR!


Deixe seu Comentário!

Clique aqui para postar um comentário