Significado dos Sonhos

Sonhar com sapo pulando: o que significa?

Sonhar com sapo pulando não é exatamente comum no imaginário popular típico dos sonhos brasileiros. Na verdade, este tipo de sonho geralmente acontece quando há alguma referência recente a sapos, como filmes, histórias, ou – até mesmo – a aparição de um sapo em algum local que você esteve recentemente.

Evento raro ou não, é necessário levar em consideração que a simbologia do que significa sonhar com sapo pulando é muito poderosa, pois envolve uma série de características distintas, com cargas emocionais bem definidas.

Em primeiro lugar, deve-se considerar que o sapo é uma metáfora perfeita para grandes transformações. Assim como borboletas que transformam-se de uma larva para um ser bonito e delicado, os sapos transformam-se de pequenos e simples girinos em um anfíbio complexo, cheio de habilidades próprias.

Além disso, a representação dos pulos de um sapo, bem como sua proximidade com a água são aspectos muito marcantes de suas características mais tradicionais, o que auxilia a mapear uma certa zona de referenciais que constroem o significado do que significa sonhar com sapo pulando.

Símbolo da transformação

Como já mencionado, o processo de transformação do sapo, desde seus primeiros dias como um girino até um anfíbio adulto, é impressionante. Para poder nascer, é necessário que seus pais encontrem um local adequado para depositar os ovos, onde os pequenos girinos possam nascer.

Realizada a transição de ovos para girinos, esses animais precisam desenvolver-se até que se transformem nos sapos, contra todas as adversidades e riscos ambientais. Apenas alguns das centenas ou milhares de ovos colocados transformam-se em um sapo, de fato.

Por isso, é comum que estes anfíbios sejam interpretados como símbolo da resiliência e da transformação. Sonhar com sapo pulando indica que o sapo é saudável, capaz de realizar suas funções, mesmo após todas as dificuldades e transformações que foram exigidas em sua vida.

Representação da falta de compromisso

Se você passa por um momento em que sente não ser capaz de comprometer-se com nada duradouro, ou enxerga este tipo de comportamento em outra pessoa, é perfeitamente possível que seu sonho seja uma ressignificação de um dos hábitos mais característicos de m sapo – pular.

Sonhar com sapo pulando pode ser uma analogia com o hábito de “pular de uma coisa para outra”, podendo fazer uma referência a trabalhos, relacionamentos, projetos, etc. É necessário levar em consideração os elementos adicionais do sonho, que podem auxiliar a compreender qual é o tipo de comprometimento que você ou a pessoa em questão costuma evitar.

Indicativo de esforço em busca de um objetivo

Ao contrário do tópico anterior, é possível que seja justamente o hábito de pular que indique o esforço e a busca por um certo objetivo. O pulo de um sapo não parece algo realizado com leveza, sem um grande esforço. É perceptível, muitas vezes, o quão desajeitado e improvisado é o movimento. Mesmo assim, o animal insiste em seguir em frente para alcançar seus objetivos.

É exatamente este o tipo de metáfora que se pode extrair do significado de sonhar com sapo pulando se você sente estar correndo atrás de algo importante em sua vida de maneira incansável e fixa, a despeito das dificuldades.

Representação de limpeza ou sujeira

Em geral, é comum associar o sapo com uma certa característica de limpeza. Trata-se de um anfíbio, um animal que vive entre a água e o mundo terreno, podendo livrar-se das impurezas que traz deste para aquele.

É necessário levar em consideração, no entanto, as referências que você possui sobre o animal. Se você tem medo ou nojo de sapos, e imagina que eles sejam seres sujos, é possível que sonhar com sapo pulando represente exatamente o oposto de seu significado tradicional, colocando-o como um animal que traz as impurezas para o mundo terreno.


3 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O AMOR!


Add Comment

Clique aqui para postar um comentário