Sonhar com represa
Significado dos Sonhos

Sonhar com represa: o que significa?

Sonhar com represa é algo especialmente comum para pessoas que possuem alguma afinidade com este tipo de construção. Para as outras pessoas, o sonho é um pouco mais raro – o que não significa que não seja absolutamente rico em simbologias quando acontece, é claro.

Sonhar com represa

De maneira geral, um sonho envolvendo represas é um sonho que lida diretamente com nossas emoções atuais. Isso porque trata-se de um sonho sobre a contenção da água – que, por si só, é um elemento extremamente importante para interpretar o significado dos sonhos.

Saiba o que significa sonhar com represa, e quais são as principais interpretações que podem ser feitas sobre o assunto:

A simbologia da água em nossos sonhos

Se você gosta de pesquisar sobre o significado dos sonhos, já deve saber que a água é um elemento extremamente simbólico a respeito dos seus sentimentos e emoções. De maneira resumida, pode-se dizer que a água é uma representação direta de nosso subconsciente, e de tudo aquilo existe dentro dele.

Neste pacote, nosso estado emocional e nossos sentimentos podem ser refletidos através da água: a água turbulenta pode indicar momentos difíceis, enquanto a água calma indica paz de espírito, por exemplo.

Emoções reprimidas

Se a água representa todos estes aspectos emocionais mencionados no tópico anterior, torna-se óbvio que a função de uma represa é “reprimir” seus sentimentos, uma vez que a função básica dessa construção é conter a água e evitar que ela atinja locais indesejados.

Por isso, é bastante comum alguém sonhar com represa quando sente estar passando por um período em que precisa esconder aquilo que sente, ou precisa fingir que certas emoções não estão afetando sua vida.

Se este é o seu caso, é possível que sonhar com represa seja um alerta de que este tipo de situação não faz bem. É uma boa ideia buscar por ajuda para lidar com tal situação.

Necessidade de ser uma pessoa extremamente contida

Para pessoas que parecem estar sempre escondendo seus sentimentos e emoções em função de demandas externas, sonhar com represa pode ser uma representação das próprias características psicológicas.

A represa indica a necessidade de manter a água sob controle, sem que ela possa fluir livremente. Há, neste sentido, uma relação direta entre a água e as emoções que são reprimidas e controladas. Normalmente, este tipo de sonho precede episódios em que essa represa é rompida ou transborda.

Sonhar com represa vazando

Se sonhar com represa é uma temática que acontece em um ambiente acidental, como uma represa com rachaduras, uma represa transbordando ou uma represa que precisou liberar sua vazão, por exemplo, trata-se de uma clara representação de sentimentos e emoções que você não pode mais conter.

A ideia é bastante simples, mas apresenta uma simbologia poderosa: se a represa “prende” nossas emoções de forma contida e controlada, o episódio em que ela falha nesta função indica uma sobrecarga emocional, ou sua própria incapacidade de conter seus sentimentos. Trata-se, em outras palavras, de uma explosão sentimental que você sente estar prestes a acontecer em sua vida.

Sonhar que está se afogando em uma represa

Outro tipo de situação bastante comum para este tipo de sonho é a ideia de que você está dentro da represa, afogando-se na água. Se você leu os exemplos anteriores, o significado pode até parecer óbvio: trata-se de uma ilustração da ideia de que seus sentimentos e emoções estão tomando conta de você.

A ideia de afogamento é tipicamente ligada à sensação de que você não consegue respirar em função das pressões e fatores que existem ao seu redor. Quando esse fator externo é tão simbólico quanto a água armazenada em uma represa, isso indica a óbvia percepção de você está emocionalmente sobrecarregado, a ponto de isso atrapalhar o andamento de sua vida.


3 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O AMOR!


Deixe seu Comentário!

Clique aqui para postar um comentário