Significado dos Sonhos

Sonhar com inundação: o que significa?

Sonhar com inundação é uma temática muito mais comum para pessoas que são afetadas por este tipo de problema, ou para aquelas que tem acesso a referências relacionadas com enchentes e inundações. Isso não significa, no entanto, que este tipo de sonho diga respeito apenas às experiências passadas – pelo contrário.

A grande dificuldade na interpretação do que significa sonhar com inundação é conseguir segmentar quais sonhos tratam a inundação simplesmente como um desastre poderoso, e quais deles a tratam como uma referência à destruição da água.

Se você possui algum interesse no significado dos sonhos, já deve saber que a água representa nosso inconscientes e nossos principais aspectos emocionais. Quando sonhamos com grandes quantidades delas, é bastante provável que trate-se de uma referência a uma grande profundidade emocional e às preocupações em relação a essa água.

Por isso, é importante contextualizar o sonho em relação ao momento pelo qual sua vida passa. Na maior parte das vezes, a inundação representação uma sobrecarga emocional relacionada a algum aspecto relevante de sua vida. É importante dar atenção aos elementos adicionais do sonho para tentar identificar quais são os aspectos em questão que tomam essa posição central em seu imaginário. Identificando a “causa da inundação”, você pode entender melhor o significado do seu sonho a partir das seguintes interpretações:

Sobrecarga emocional

Se as águas representam nosso estado emocional, sonhar com inundação é sonhar com uma situação onde elas não puderam ser contidas por nenhuma outra estrutura. É o exemplo clássico e claro de uma sobrecarga de sentimentos e preocupações que são acumuladas até o ponto de extravasarem.

Em geral, considera-se este tipo de sonho como um aviso de que você está no limite daquilo que consegue suportar, e que é possível que – a qualquer hora – isso se torne um problema em sua vida.

Liberação de emoções reprimidas

Já é bastante conhecida e estudada a ideia de que os sonhos são a última válvula de escape para expressar emoções, preocupações e desejos que não nos permitimos revelar durante a vida desperta. Quando um tema se torna muito frequente em nosso imaginário, mas é sempre reprimido, é normal que ele seja refletido durante os sonhos.

Se este tema diz respeito às nossas emoções mais profundas que são mantidas em segredo ou em estado de repressão, é provável que elas se acumulem progressivamente, até o ponto em que se tornam insuportáveis, “inundando” o mundo terreno e atrapalhando nosso cotidiano.

Perda do controle psicológico

Quando reprimimos muito intensamente nossas emoções durante muito tempo, torna-se cada vez mais provável que estes sentimentos tomem um caráter explosivo, até o ponto em que não possam mais ser suportados.

Se as águas representam nossas emoções, considere que ela está sendo retida por uma represa. Em algum momento, toda essa retenção irá transbordar ou destruir a estrutura, inundando tudo o que está em volta. Metaforicamente, isso representa nossa perda de controle emocional, dando espaço ao comportamento explosivo e imprevisível.

Muitas vezes, este sonho pode representar o medo que você sente de ter um episódio de agressividade ou de colapso nervoso em sua vida. Pessoas ansiosas também costumam sonhar com mais frequência com a imagem de uma inundação.

Sensação de alívio e encerramento de um problema

Se você se sente bem, ou percebe existir algum alívio com a inundação durante o sonho, é possível que a inundação representa a liberação de algo que passou muito tempo retido em suas emoções para alguma finalidade.

Muitas vezes, guardamos sentimentos enquanto algum período delicado se passa, e só nos permitimos ser afetados por elas quando este problema passa. Se sonhar com inundação não é uma imagem de destruição, mas de liberação dessas questões, é possível que ela represente o tão esperado momento de alívio, de permitir-se sentir aquilo que realmente passa por você.


3 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O AMOR!


Deixe seu Comentário!

Clique aqui para postar um comentário