Sonhar com o fim do mundo
Significado dos Sonhos

Sonhar com fim do mundo: o que quer dizer?

Sonhar com o fim do mundo não é o tipo de temática que esperamos ter em nossas poucas horas de descanso ao fim de um dia. Diferente do significado tipicamente atribuído a essa situação em nossa vida desperta, no entanto, sonhar com o fim do mundo não é – necessariamente – uma representação de que tudo está prestes a acabar e que nada mais pode ser feito.

Sonhar com o fim do mundo

Na maior parte das vezes, interpreta-se essa temática como uma mudança muito significativa que está por vir, ou como um problema gigantesco que parece se aproximar. Trata-se de uma ideia ligada à inevitabilidade de algo grandioso, e não à existência de um fim, especificamente.

Entre as várias interpretações possíveis sobre o significado de sonhar com o fim do mundo, destacam-se as seguintes:

Representação de mudanças muito significativas em seu futuro

O fim do mundo, em um sentido metafórico, pode ser a representação do fim do mundo em que vivemos da maneira como o conhecemos. Isso não significa que ele irá explodir, ou que o arrebatamento irá acontecer, mas que aquilo que nos é familiar tende a mudar em breve.

Trata-se de uma interpretação semelhante à de sonhar com morte. A morte é o rompimento, a interrupção de algo importante, e não necessariamente o fim definitivo de uma vida. Da mesma maneira, o fim do mundo é a interrupção do seu estado atual, durante os sonhos, e não seu término literal.

Indicativo de medo em relação às transições que você vive

Ainda de acordo com a interpretação anterior, é possível que sonhar com o fim do mundo seja uma temática que acontece exatamente em um contexto de preocupação em relação às mudanças que estão por vir.

Biologicamente, somos preparados para viver da maneira mais eficiente possível dentro dos padrões que somos capazes de reconhecer. Quando mudanças que não sabemos identificar aparecem em nosso horizonte, é natural que a sensação seja de medo ou de preocupação.

Medo de afastamento religioso

Na maioria das religiões, a ideia de fim do mundo é bastante presente: são diferentes maneiras, causas e consequências, mas a escatologia é presente em quase todas elas. Para pessoas que possuem uma criação fortemente religiosa e afastam-se dela, sonhar com o fim do mundo pode representar as preocupações que você sente em relação a este afastamento, especialmente em função das consequências estabelecidas pela sua religião.

Falta de esperança no que está por vir

Para várias pessoas, a ideia de sonhar com o fim do mundo consiste no medo extremo em relação ao que parece se estabelecer em seu futuro. Alguém que percebe que seu empreendimento está na beira da falência, ou que sua situação familiar está muito instável e acredita que essa é uma mudança muito grave para sua vida pode interpretar exageradamente este futuro como uma espécie de fim de tudo aquilo que gosta.

Neste caso, é importante levar em consideração que o sonho fala mais sobre como você reage de maneira desproporcional às situações da vida, do que às situações por si só. O fato de seu sonho sugerir algo obviamente não é suficiente para concluir que essa coisa está acontecendo ou por acontecer.

Escalonamento da sua ansiedade

Pessoas muito ansiosas podem entrar em uma espiral de soma de problemas cada vez mais graves, na perspectiva analítica, que acabam por considerar cenários extremamente graves, mesmo que isso não corresponda à realidade.

Nas metáforas dos sonhos, isso pode atingir o nível absurdo de se considerar um problema inicial escalonando para o fim do mundo. Também é importante, neste caso, considerar quais são as causas do problema para você, e utilizar o sonho como um alerta em relação à maneira como você reage aos problemas.


3 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O AMOR!


Deixe seu Comentário!

Clique aqui para postar um comentário