sonhar com enxurrada
Significado dos Sonhos

Sonhar com enxurrada: o que quer dizer?

Sonhar com enxurrada é um tipo de sonho mais comum do que a maior parte das pessoas podem imaginar. Na verdade, uma enxurrada utiliza alguns dos elementos mais típicos do mundo dos sonhos: é, primariamente, uma temática sobre a água; além disso, trata de uma violência simbólica, executada por um elemento natural poderoso.

sonhar com enxurrada

É um tipo de representação bastante característica sobre seu estado emocional, o acúmulo de sentimentos e sua “explosão”. Por isso, sonhar com enxurrada é uma temática que pode ser interpretada de maneira bastante precisa, desde que seja adequadamente contextualizado.

Para entender o que significa sonhar com enxurrada no seu caso específico, sugerimos que você leia as interpretações abaixo, e considere quais delas são mais próximas à realidade que você vive atualmente. Lembre-se que sonhar com enxurrada não é um tipo de sonho muito específico: por ser algo grandioso, é possível que reúna vários significados distintos em um único episódio.

As tradicionais representações de água

Desde os primórdios das interpretações dos sonhos, entende-se a água como um símbolo característico do subconsciente ou – ao menos – do estado emocional de uma pessoa. A água parada, por exemplo, representa calmaria e, em alguns casos, melancolia.

A água mais agitada indica agitação emocional. Quando ela ataca algum lugar de maneira agressiva, no entanto, possivelmente o sonho está tratando de algum impulso emocional mais explosivo. É o caso da enxurrada, que normalmente é ligada com explosões de raiva, liberação de sentimentos a muito reprimidos e a perda do controle emocional em vários aspectos.

Sobrecarga emocional

Sonhar com enxurrada pressupõe a existência de um grande acúmulo de água em algum local. Esse acúmulo é tão significativo que é liberado e, com o grande volume, leva tudo aqui que está em seu caminho.

Trata-se, em outras palavras, de um sonho sobre uma sobrecarga tão grande que se converte em uma enxurrada. Se a água é uma representação de nossas emoções, torna-se evidente que essa sobrecarga é diretamente ligada à questão emocional, indicando que talvez você esteja suportando mais do que acredita ser capaz de aguentar.

Liberação de emoções reprimidas

A ideia de liberar emoções reprimidas não é exatamente oposta à ideia de sobrecarga emocional apresentada no tópico anterior. Pode-se dizer que, na prática, a liberação dessas emoções reprimidas é uma consequência de uma sobrecarga que não foi resolvida a tempo.

Sonhar com uma enxurrada é uma representação do exato momento em que alguém permite que todas aquelas emoções que estavam sendo contidas sejam liberadas. É necessário considerar que esse ato nem sempre é “permitido”, podendo acontecer a despeito de qualquer desejo. É quando a questão do controle emocional entra como uma interpretação possível.

Medo de perder o controle emocional

Uma enxurrada nunca é propositalmente desejada em nenhuma situação racional. Se ela acontece, isso significa que a água tomou proporções incontroláveis, levando consigo tudo aquilo que está em seu caminho.

Isso significa que, quando uma enxurrada acontece, não é mais possível controlar suas consequências. Em outras palavras, é uma clara representação de que o controle sobre suas próprias emoções foi perdido.

Uma enxurrada muito destrutiva indica que você sente medo que, ao perder o controle, sejam revelados emoções e pensamentos que machuquem as pessoas, ou destruam as relações que você construiu durante sua vida.

Sensação de que você possui alguns sentimentos destrutivos

Sonhar com enxurrada é, necessariamente, sonhar com emoções e sentimentos capazes de destruir aquilo que está em seu caminho. Não existe uma enxurrada que não gere efeitos destrutivos. Por isso, se a enxurrada representa seus próprios sentimentos, é natural pensar que você acumula uma carga emocional que é bastante nociva, capaz de gerar diversos danos por onde passa.


3 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O AMOR!


Deixe seu Comentário!

Clique aqui para postar um comentário