Significado dos Sonhos

Sonhar com elefante: qual o significado?

Sonhar com elefante não está exatamente entre os hábitos mais comuns que são retomados por nosso imaginário. Obviamente, todo sonho depende de nossas associações, memórias e referências, e é possível que sonhar com elefante seja algo muito comum, a depender das coisas que você assiste, lê, ouve ou vivencia.

De qualquer forma, é necessário considerar que um elefante não possui grandes simbologias universais no imaginário popular. Isso significa que nem todas as pessoas associam elefantes às mesmas coisas. Como resultado, é possível que aquilo que você interpreta sobre este animal seja muito diferente do que uma pessoa próxima a você entenderá sobre o mesmo sonho.

Existem alguns conceitos, é claro, que podemos associar de formas mais gerais: elefantes tem ótimas memórias (ao menos é o diz o termo “memória de elefante”), são animais gigantescos e fortes. Baseado nessas características, é possível elaborar uma série de interpretações que podem aplicar-se ao seu caso.

Se você possui referências distintas, no entanto, é necessário que sonhar com elefante pode significar outra coisa para você. Entre as interpretações mais tradicionais, destacam-se:

Associação com a ideia de lembrar alguma coisa

Se um elefante é diretamente associado com  uma excelente memória – especialmente considerando que o termo “memória de elefante” é bastante presente na linguagem popular – é bastante possível que o animal represente a sua própria memória, ou a necessidade de lembrar de algo relevante.

Por isso, é possível que você sonhe com um elefante como um aviso de seu imaginário de que existe algo para ser lembrado em breve. Se este for o caso, é possível que o sonho torne-se razoavelmente frequente nas ocasiões em que houver algo a ser recordado.

Grandiosidade

Em terra firme, os elefantes são os maiores animais do planeta. Não é difícil imaginar, portanto, que eles estejam associados à grandiosidade, especialmente em contextos sociais ou de competitividade.

O elefante pode ser tanto um símbolo externo, quanto você mesmo. Neste caso, é bastante útil analisar quais são os outros animais presentes no seu sonho. Geralmente, associamos alguns animais a certos comportamentos – como o leão à dominância e agressividade, as gazelas à passividade de fragilidade, etc.

Grande obstáculo

Uma das maneiras mais comuns de sonhar com elefante é a ideia de que você precisa montar o animal e, em algumas casos, até mesmo controlar este gigantesco mamífero. Embora possa parecer um pouco cômico, essa ideia oferece uma metáfora bastante evidente: trata-se da necessidade de superar um grande obstáculo, um desafio de proporções monumentais, para que certo objetivo seja conquistado.

Alcançar seu objetivo, qualquer que seja ele, envolve a superação da conquista do maior animal que existe na face da terra – o que, convenhamos, está longe de ser algo simples.

Um problema que tende a crescer

Quando sonhar com elefante indica um obstáculo ou problema e este elefante ainda é um filhote, a analogia também é bastante clara. Eventualmente, este animal irá se converter no maior mamífero do mundo. Em outras palavras, ele tende a virar um problema de proporções gigantescas. Obviamente, é mais fácil controlar este problema enquanto ainda é um “filhote”, e não quando adquirir proporções colossais.


3 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O AMOR!


Deixe seu Comentário!

Clique aqui para postar um comentário