sonhar com dragão
Significado dos Sonhos

Sonhar com dragão: o que significa?

Dragões são seres míticos muito presentes no imaginário popular através de histórias, filmes e livros – o que faz com que sonhar com dragão seja razoavelmente comum. Isso é especialmente comum com pessoas que consumam conteúdos com esse tipo de referência de maneira mais frequente, fazendo com que ela esteja mais presente em sua imaginação.

sonhar com dragão

Por ser uma imagem construída através de diversas histórias distintas, sonhar com dragão pode significar uma gama amplas de coisas, a depender da forma como você interpreta o ser, e qual o contexto no qual ele apareceu.

Por isso a interpretação de um sonho com dragões exige, previamente, a interpretação de características da sua própria compreensão do que significa um dragão, quais os sentimentos gerados por ele, e quais as influências culturais a seu respeito.

Sua interpretação e suas referências contam muito

Para uma pessoa intensamente inserida em uma cultura cristã, o dragão quase sempre será um inimigo a ser vencido – algo que inspira medo, cospe fogo e causa o mal. Para pessoas inseridas em culturas mais orientais, no entanto, o dragão pode representar a sorte, o destino e bons presságios.

Obviamente, quando essa primeira pessoas sonha com dragão, seu significado é muito distinto do sonho da segunda pessoa, de influência oriental. A interpretação correta para cada pessoa é partir do conjunto de característica que ela entende sobre o ser mitológico, e –sobretudo – quais foram as emoções dela em relação a essa aparição durante o sonho.

Os diferentes tipos de dragão

Outro fator importante para ser levado em conta é o tipo de dragão em questão. Tradicionalmente – especialmente em culturas ocidentais – o dragão é o grande réptil alado que chega voando e solta fogo por sua boca, atacando o que estiver em seu caminho.

Essa representação tradicional, quando ataca, costuma representar a raiva, a violência, a imponência e aplicação da força sem a possibilidade de defesa. Quando este dragão atua contra a pessoa que sonha, geralmente é uma metáfora para um gigantesco desafio que a preocupa.

Há, no entanto, vários outros tipos de dragões: dragões gélidos, dragões que apenas voam, dragões que são guardiões de um determinado lugar ou, até mesmo, dragões aquáticos. Nestes casos, é importante interpretar, também, o elemento que o ser utiliza como sua “arma” de ataque.

Um desafio quase invencível

Na maior parte dos sonhos – especialmente em cultura europeia e nas culturas de povos por eles colonizados, como o Brasil, dragão é sinônimo de problema. O dragão é o clássico inimigo dos heróis medievais. É o dragão que o cavaleiro precisa vencer para resgatar a princesa, portanto é um obstáculo intransponível, feroz e dificilmente combatido.

Geralmente, no entanto, pode-se interpretar uma mensagem secundária deste aspecto da história. Ao mesmo tempo em que é um inimigo formidável, os dragões geralmente habitam histórias em que os protagonistas o vencem. Na maior parte do imaginário popular, portanto, sonhar com dragão representa um desafio aparentemente invencível, mas que nutre a esperança de que algo favorável aconteça.

Trata-se de uma metáfora para algo que preocupa e assusta a pessoa em sua vida desperta, mas que ela acredita que – com inteligência e perspicácia – possa ser vencido.


3 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O AMOR!


Deixe seu Comentário!

Clique aqui para postar um comentário