sonhar com buraco
Significado dos Sonhos

Sonhar com buraco: o que significa?

Sonhar com buraco é algo extremamente significativo em nossos sonhos. Atribuímos, até mesmo na linguagem portuguesa da vida desperta, vários sentidos à ideia de buraco em um sonho: “estar na fossa”, por exemplo, indica um momento muito ruim da vida, assim como “estar no fundo do buraco”, ou “no fundo do poço” são expressões que tradicionalmente indicam uma situação péssima.

sonhar com buraco

Além disso, várias outras figuras de linguagem como “ter um buraco no peito”, ou – até mesmo – a ideia de buscar algo que preencha você expressam o quanto buracos são considerados algo negativo. A ideia de vazio é, neste aspecto, interpretada como algo ruim. Invariavelmente, buscamos a completude, aquilo que não é vazio. Quando é o vazio que toma nosso contexto de vida, ele se torna algo a ser preenchido.

Por isso, as interpretações sobre sonhar com buraco costumam carregar essas associações – afinal, é em torno delas que o imaginário popular se desenvolve. Compreender corretamente o seu significado, no entanto, exige alinhar as interpretações tradicionais sobre sonhar com buraco às situações que você está vivenciando em sua vida:

Sentimento de vazio emocional

A interpretação mais comum sobre o que significa sonhar com buraco está associada à ideia de vazio emocional. Em função destas figuras de linguagem já mencionadas na introdução do artigo, é muito comum que associemos a ideia de buracos à melancolia, tristeza ou depressão.

Se estamos dentro do buraco, a imagem tende a ser de depressão, tristeza, fragilidade. Quando os buracos estão presentes em nossa vida, mas estamos fora deles, a imagem geral é de algo que faz muita falta em nossa vida.

Indicativo de que alguma explicação é incoerente

Quando falamos que “aquele roteiro é cheio de furos”, ou que “fulano ficou só de papo furado”, estamos fazendo referência a uma história que é cheia de buracos lógicos: o roteiro parece ter vazios nas explicações que justificariam a história que conta; o “papo” deste fulano não tinha nenhuma coerência ou importância.

Por isso, quando você desconfia que está sendo enganado, ou que alguma pessoa em sua vida está mentindo, é possível sonhar com buraco em associação a essa história ou situação, demonstrando que você não sente estar convencido em relação aos aspectos introduzidos a você como explicação.

Algo que parece estar faltando em sua vida

A principal especificação de um buraco é a existência de um vazio em relação a algo que se esperaria ser preenchido. Trata-se, portanto, da imagem de ausência daquilo que é esperado. Nos sonhos, pode-se interpretar que o local onde o buraco está representa aquilo que falta em sua vida:

Pode ser uma pessoa, um objeto, questões financeiras ou – até mesmo – aspectos relacionados ao trabalho e a projetos. Pessoas que passaram por perdas recentes de ordem pessoal ou financeira costumam sonhar com buraco nos locais que relembram este trauma.

Reflexo de carência emocional

Muitas vezes, o buraco em um sonho representa especificamente alguém que está faltando em sua vida. Trata-se de uma temática especialmente comum para pessoas que apresentam algum nível de carência, ou que passaram por separações recentes em sua vida.

Exemplo bastante característico deste tipo de sonho pode ser observado nos casos em que os locais que você gostaria de ter a presença de outra pessoa estão ocupados por buracos: sua cama, a mesa onde você almoça, o sofá e outros exemplos de locais de interação parecem estar repletos destes vazios físicos, representando alguém que não está ali.

Um problema que precisa ser resolvido

Além da já conhecida imagética do buraco como um problema interno, de ordem emocional, há a perspectiva de um problema em um aspecto mais literal, como um obstáculo físico que precisa ser consertado antes que as pessoas possam transitar por um certo local.

Nesta perspectiva, sonhar com buraco pode fazer referência às dificuldades que você encontrará em seu trajetos, os obstáculos que estão entre você e a conquista de seus principais objetivos, que inevitavelmente precisarão ser vencidos.


3 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O AMOR!


Deixe seu Comentário!

Clique aqui para postar um comentário