sonhar com boneca
Significado dos Sonhos

Sonhar com boneca: o que significa?

Sonhar com boneca, ao contrário do que muitos pensam, não é nem de longe uma temática reservada apenas a crianças. Bonecas são possíveis representações de aspectos emocionais, ou referências a um certo momento da vida.

sonhar com boneca

Geralmente, estes brinquedos são associados à infância e à inocência e, em alguns casos, à feminilidade. Muitas vezes, ainda, representam o desenvolvimento de certos aspectos de uma pessoa que são restritos ao seu imaginário – uma vez que muitas crianças exploram sua criatividade com as bonecas. Questões nostálgicas ou, até mesmo, questões negativas – como a possibilidade de manipulação de certos elementos ou pessoas – podem ser atribuídas às bonecas.

Por isso, é importante associar suas experiências pessoais aos significados possíveis de uma boneca, em nossa vida. Para isso, utilize as interpretações tradicionais do que significa sonhar com boneca para mesclar com as representações deste brinquedo em seu passado e presente:

Representação da infância e da inocência

Na maior parte das vezes, sonhar com boneca é uma referência direta ao seu estado emocional nos tempos em que costumava brincar com elas. Na maior parte das vezes, esses são períodos de inocência e exploração ingênua do mundo ao seu redor. É nessa fase da vida em que o descobrimento de elementos torna tudo muito interessante e novo, além de oferecer espaço para a invenção de mundos próprios.

Pessoas que sentem falta de seu lado criativo ou, até mesmo, de uma vida mais leve e inocente podem sonhar com boneca como uma espécie de refúgio em relação às pressões atuais do cotidiano.

Indicativo de sentimentos nostálgicos

Em muitas ocasiões, sonhar com boneca pode ser apenas uma maneira de remeter suas lembranças ao tempo em que você tinha este hábito. Trata-se de uma situação muito recorrente para pessoas adultas que sentem o estresse diário incomodar sua saúde mental, e retomam os tempos infantis como uma maneira de viver no período em que as pressões eram muito menores, e a brincadeira descompromissada era a principal atividade.

Este tipo de sonho é muito mais comum em fases de alto nível de estresse, pois auxiliam a acalmar e retomar uma visão mais leve sobre a rotina e as preocupações comuns da idade adulta.

Representação de alguém manipulável

Em um aspecto menos positivo que as interpretações anteriores, é possível que sonhar com boneca represente alguém que – assim como uma boneca – é manipulável pela vontade e pelas ações alheias. Uma boneca não escolhe o que faz ou diz – é apenas um objeto que realiza os desejos imaginados pela criança que brinca com ela.

Quando essa boneca representa alguém que você conheça – ou, em alguns casos, você mesma – há o indicativo de que essa pessoa pode estar sendo manipulada pelas outras e sofrendo por isso. Caso seja você a pessoa representada pela boneca, é útil observar quem a controla, pois isso pode indicar quem é a pessoa responsável pela seu sentimento de controle excessivo.

Sonhar com boneca que passa a viver

Histórias como a do Pinóquio ou a da Emília, na obra de Monteiro Lobato, tornam a “boneca que ganha vida” algo recorrente em nosso imaginário. Durante os sonhos, esse tipo de situação costuma representar alguém que era essencialmente passivo e, de repente, passa a tomar controle de sua própria vida.

Em algumas outras ocasiões, é possível que a boneca que cria vida seja um reflexo de que alguns de seus desejos mais íntimos – que possivelmente remontam seus tempos de infância – parecem estar finalmente acontecendo.

Caso a boneca passe a viver, mas não seja gentil como o esperado (tornando-se agressiva, por exemplo), é provável que essa seja um alerta do inconsciente para tomar cuidado com pessoas que parecem passivas e inofensivas, mas são uma ameaça.


3 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O AMOR!


Deixe seu Comentário!

Clique aqui para postar um comentário