Significado da flor de lótus
Espiritualidade

Qual o significado da flor de lótus? Veja aqui!

Entender qual o significado da flor de lótus é muito importante principalmente para os estudantes da espiritualidade, astrologia, entre outras.

Essa flor conhecida praticamente no mundo todo, possui um simbolismo especial na região do Oriente. Aqui no Brasil, a vitória-régia é da mesma espécie que a flor de lótus. Saiba mais sobre essa flor e porque ela é considerada tão especial nos processos de evolução espiritual.

Existem diversas histórias sobre a flor de lótus e inclusive diferentes tipos de simbolismos. O que se sabe é que a sua ligação com a espiritualidade é muito antiga. Em diferentes tipos de religião e filosofias, ela é sagrada, pois representa o nascimento da energia divina.

Quando começamos a estudar a espiritualidade, geralmente acabamos descobrindo qual o significado da flor de lótus. Normalmente ela está associada a pessoas que estão renascendo nas suas vidas. Seja por causa de alguma doença que conseguiram superar ou até por algum ciclo que tenha se encerrado.

Seja qual for o motivo, ela sempre está ligada a energias boas e positivas que estão chegando. Mesmo sendo muito mais comum encontra-la em religiões e filosofias orientais, aqui no Ocidente ela vem sendo bastante utilizada.

Significado da flor de lótus

Entenda qual o significado da flor de lótus

Existem muitas histórias e saber qual o significado da flor de lótus com apenas uma religião ou filosofia é quase impossível. Com nome científico de Nelumbo nucifera, essa flor é considerada pelas religiões do budismo e hinduísmo como sendo sagrada.

Repare nas imagens de algumas divindades do hinduísmo, quase todas possuem a flor de lótus, seja em seus pés, corpo ou mãos. No budismo você também encontra, o próprio Buda sentado nas flores de lótus.

Ela tem uma representação muito forte do nascimento daquilo que é considerado divino. Além disso, está ligada também no crescimento e despertar espiritual e divino dentro das pessoas. Em outras palavras, é o despertar do coração e da mente no corpo humano.

Ela é considerada um lírio d’água, onde suas raízes estão sedimentadas na lama dos lagos e rios. Quando ela brota, ela se eleva a superfície, fazendo um verdadeiro espetáculo para a natureza e principalmente para quem está vendo.

Quando ela se abre, ela representa o nascimento, o despertar da centelha divina. Sua ligação com o renascimento está no fato de suas raízes estarem diretamente na lama. Mesmo estando na lama, ela desabrocha e vira uma linda flor.

Portanto, essa flor tem como principal representação, tudo aquilo que é puro, perfeito e sábio. É comum que os mais sensíveis vejam em sua aura a cor amarela do sol.

Capacidade de autolimpeza

Entender qual o significado da flor de lótus é compreender a sua capacidade de autolimpeza e poder.

Ela é uma flor cujas raízes estão dentro de uma água totalmente impura e lamacenta, porém suas pétalas são limpíssimas.

Espiritualmente e simbolicamente, as impurezas seriam os pecados, os desejos reprimidos, o apego. A limpeza das pétalas seriam o renascimento e a capacidade de se regenerar.

Essa limpeza também representa a nossa elevação espiritual e auto cura, ensinamentos esses pregados pelo hinduísmo e budismo.

Conheça alguns significados de cores da flor de lótus

Em algumas filosofias que entendem qual o significado da flor de lótus, as cores que elas se apresentam dizem muita coisa. Veja a seguir:

Cor azul

A cor azul nessa flor, representa principalmente a vitória sobre as energias ruins, atraindo prosperidade material. Ela é a cor da sabedoria, do conhecimento e da inteligência sobre as questões.

Cor rosa

No budismo essa cor representa nada menos do que o próprio Buda. Por isso, é comum encontrarmos algumas imagens dele com essa flor na cor rosa.

Cor vermelha

A cor vermelha nessa flor tem como principal simbolismo a compaixão e o amor, seja incondicional ou não. Todos os sentimentos que estejam ligados ao coração são simbolizados por essa flor nessa cor.

Cor branca

A flor de lótus na cor branca está ligada principalmente as energias de paz e purificação, tanto do corpo físico como do corpo espiritual e mental.

Por incrível que pareça, ela consegue manter a temperatura do corpo em 35 graus. Tem um poder enorme, suas raízes conseguem ficar sem água por até 5 mil anos, esperando o momento certo de germinar.

Significado da flor de lótus

O que o budismo e o hinduísmo dizem sobre essa flor?

O que o budismo diz sobre essa flor

Sidarta Gautama é o nome do Buda que conhecemos, antes de virar essa divindade, a história conta que ele deu 7 passos ao redor da Terra. Em cada um desses passos, uma flor de lótus brotou.

Cada uma dessas flores brotadas representa, uma de suas etapas espirituais enfrentadas. Observe bem, geralmente nas imagens de Buda, ele sempre está sentado sob uma flor de lótus.

A representação dessa flor aberta está ligada a expansão espiritual do indivíduo, isso ocorre normalmente nos processos meditativos, chamados de dhyana.

O que o hinduísmo diz sobre essa flor

É no hinduísmo que a flor de lótus tem um poder simbólico muito grande. A lenda diz que certo dia, quatro irmãos haviam se sentado próximo de uma árvore para conversar.

Esses irmãos eram a terra, o fogo, o ar e a água.

Os momentos em que eles conseguiam conversar tranquilamente eram muito raros. Todos eram muito ocupados em seus ofícios de servir a natureza. Apesar da ocupação com muitos afazeres, eles viviam felizes.

No meio dessa conversa eles chegaram à conclusão que os homens estavam sendo bem injustos com a natureza e até ingratos com ela por não valorizarem a vida. Mas, ao invés de planejarem vingança e punição a eles, resolveram criar um símbolo para que pudessem ser para sempre lembrados.

Foi então que surgiu a flor de lótus. Eles olharam para aquele lago sujo e lamacento e conceberam uma flor com raízes profundas e com poderes de autolimpeza.

Surpreendentemente, o nascimento de uma flor como essa é a junção de todos os elementos para o nascimento de um símbolo de harmonia do mundo.

A terra é a provedora do alimento das raízes. O ar através do vento, fornece a brisa necessária para que a flor chegue à superfície e seja limpa. A água por sua vez contribui para o crescimento da haste, através da linfa que é fornecida. O sol nesse processo, representa o fogo, fornecendo calor, essencial para o desabrochar da flor.

Esperamos que com essas explicações, você tenha entendido qual o significado da flor de lótus nesse seu processo de aprendizagem e despertar da espiritualidade.


3 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O AMOR!


Deixe seu Comentário!

Clique aqui para postar um comentário