O que são doutrinas religiosas?
Espiritualidade

O que são doutrinas religiosas?

As doutrinas servem para orientar os ensinamentos que são feitos em relação a determinados assuntos. Podemos entende-las como raciocínios que servem para explicar determinados eventos e fatos por meio de crenças de pensamentos uniformes. Existem diversos tipos de doutrinas e hoje você vai conhecer o que são doutrinas religiosas.

Os princípios matemáticos que conhecemos fazem parte das doutrinas consideradas pacíficas, ou seja, que servem para explicar fenômenos. Nesse tipo de doutrina, aprendemos que quando somamos uma unidade a outra, obtemos como resultado o dobro da primeira unidade.

Se tudo pudesse ser explicado com uma doutrina clara como essa, com respostas claras, o entendimento seria mais fácil. Acontece, que nem sempre é assim. Ou seja, existem questões que não podem ser respondidas facilmente, sendo assim, exige-se mais de uma doutrina. Nessas situações podem ocorrer conflitos de doutrinas, gerando muito atrito entre elas.

Podemos ver esses conflitos, principalmente nos setores políticos e religiosos. Isso acontece, por causa dos diferentes núcleos existentes, que defendem modelos doutrinários mais antagônicos, como sendo a solução para a maioria dos problemas que existem.

Hoje vamos entender o que são doutrinas religiosas e quais as religiões que mais possuem adeptos atualmente.

Entenda o que são doutrinas religiosas e como elas atuam

Antes de entendermos o que são doutrinas religiosas, precisamos entender o significado do conceito de doutrina. Essa palavra é originada do grego “doctrina”. No dicionário da língua portuguesa, Aurélio, essa palavra recebe o significado de “reunião de preceitos básicos que compõem um sistema”.

Precisamos entender que esse sistema pode ser político, religioso, econômico, entre outros. É muito amplo esse termo, por isso ouvi-lo é algo muito comum ao longo da história.

O seu conceito se refere principalmente a uma reunião de alguns princípios básicos que podem ser ensinados para uma outra pessoa. Um exemplo de doutrina que é muito utilizado pelos advogados é a “doutrina do direito”, no qual estão contidas todas leis importantes que regem o Código Penas Brasileiro, por exemplo.

Para resumir e ficar fácil o entendimento, doutrina é quando existe uma reunião de ideias que possuem principalmente uma única finalidade. No campo religioso, temos a doutrina católica, espírita, messiânica, etc. Na doutrina espírita, o conceito básico é que o espírito é eterno e que principalmente, existe vida após a morte, dando inclusive, a possibilidade de um espírito reencarnar.

O que são doutrinas religiosas?

Quando compreendemos o significado de doutrina, entender o que são doutrinas religiosas fica muito mais fácil. Como podemos ver, doutrina é quando ocorre um agrupamento de diversos ensinamentos a respeito de uma crença ou de ensinamentos diversos onde existem seguidores.

Sendo assim, podemos entender que a doutrina religiosa é o agrupamento de diferentes ensinamentos sobre uma determinada religião.

No mundo existem diversas doutrinas religiosas, a diferença entre elas está justamente nos ensinamentos dos seus dogmas. Uma das religiões mais populares do mundo é o Cristianismo, que possui dogmas e doutrinas específicas.

Existem religiões que adoram imagens, rituais e rezas e outras que não adotam esse tipo de prática e nem as veem com bons olhos.

Algumas também são pautadas nas questões que envolvem a paz e outras não, pelo contrário, que pregam a guerra, separação, perseguição e terror entre os povos.

O que são doutrinas religiosas?

Conheça a seguir as 8 religiões com mais adeptos no mundo

Agora que conhecemos mais sobre o que são doutrinas religiosas, que tal conhecermos as 8 religiões que mais possuem adeptos no mundo todo?

1 – Religião do Cristianismo

O Cristianismo é uma das religiões que possuem o maior número de adeptos no mundo todo, cerca de 2,2 bilhões, esse número é bem expressivo. Mesmo com o crescimento constante de outras religiões, o Cristianismo ainda continua sendo a religião com mais adeptos.

A cada ano o perfil dos seus seguidores muda, para se ter uma ideia, a Europa era a região do mundo onde esses adeptos mais se concentravam. Hoje em dia, esse povo representa apenas um quarto dos cristãos. A África foi o local onde o Cristianismo mais cresceu, desde 1910, os adeptos que eram cerca de 9 milhões, hoje somam-se 516 milhões.

2 – Religião do Islamismo

Considerada a segunda religião com o maior número de adeptos, o Islamismo possui aproximadamente 1,6 bilhões de fiéis. As pesquisas apontam que os muçulmanos serão daqui vinte anos, um quarto da população mundial. O crescimento é contínuo e se o estudo se confirmar, só nos Estados Unidos, o número de muçulmanos vai dobrar. Países como a Bélgica e a França vai aumentar cerca de 10% da sua população islâmica.

3 – Religião do Hinduísmo (aprox. 900 milhões de adeptos)

A religião do Hinduísmo possui cerca de 900 milhões de adeptos, por isso ocupa com louvor a terceira posição. Baseada nas escrituras sagradas dos Vedas, possui diferentes seitas e uma variação monoteísta e politeísta bem grande.

4 – Religião das tradições chinesas

Esse nome de religião é apenas um dos termos usados para fazer a descrição de todas os diferentes tipos de religiões que existem na China. Os adeptos dessa religião possuem diferentes tipos de práticas doutrinárias e credos. É possível identificar ideias do Confucionismo, Budismo e Taoísmo, além de algumas religiões menores. São aproximadamente 400 milhões de adeptos até o momento, isso significa cerca de 6% da população do mundo.

5 – Religião do Budismo

O Budismo é uma religião que ganha cada vez mais adeptos no mundo todo. Essa doutrina é baseada em todos os ensinamentos deixados por Siddharta Gautama, o famoso Buda. Atualmente já são aproximadamente 376 milhões de adeptos, como era de se esperar, nos países do sudeste asiático, o budismo impera como doutrina. No Japão ocupa o segundo lugar das religiões que existem.

6 – Religião do Sikhismo

O Sikhismo é uma religião muito pouco difundida, considerada a sexta maior do mundo, possui aproximadamente 20 milhões de adeptos. Fundada no século 16, essa religião é monoteísta e se baseia nos ensinamentos de Guru Nanak.

7 – Religião do Judaísmo

Ao contrário do que muitos pensam, não existem judeus apenas em Israel. A maior parte deles se divide entre os Estados Unidos e Israel. Os EUA foi o país onde a maioria se refugiou na época nazista. Atualmente já são aproximadamente 15 milhões de adeptos no total.

8 – Religião do Espiritismo

Alguns não consideram o Espiritismo uma religião, outros a consideram, por isso entra nessa lista das maiores do mundo. Com aproximadamente 13 milhões de adeptos, essa religião cresce a cada ano. As bases da sua doutrina é a reencarnação, no Brasil a quantidade de adeptos representa cerca de 1,3% da população.

É muito importante quando entendemos o que são doutrinas religiosas para que possamos escolher a que melhor atenda as nossas expectativas e fé.


3 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O AMOR!


Deixe seu Comentário!

Clique aqui para postar um comentário