Nossa Senhora do Carmo
Espiritualidade

Nossa Senhora do Carmo: saiba mais sobre a santa

O Catolicismo é uma das religiões com mais adeptos no Brasil. Por conta disso é comum vermos estados e cidades inteiras com um santo padroeiro. Além das histórias de caridade e devoção, a passagem dessas pessoas santas é marcada por dor, sofrimento e muitas lutas. Nossa Senhora do Carmo é uma santa muito adorada no país. Saiba mais sobre a sua história e conheça o poder da sua oração!

É importante frisar que a fé por essa santa vai mais além do que as religiões predominantes. É possível encontrarmos pessoas de religiões afrodescendentes fiéis a essa santa.

Qual a importância histórica de Monte Carmelo?

Nossa Senhora do Carmo recebeu esse nome graças a sua ligação com a região de Monte Carmelo.

Esse monte está localizado em Israel, na Palestina a 1.742 metros acima do mar. O profeta Elias morava nessa região e presenciou um dos fenômenos mais importantes para o Catolicismo na época.

Segundo as passagens bíblicas, Elias pediu a salvação de Israel através de orações a Deus. Nessa época Israel estava sofrendo com uma seca terrível.

Elias, por sua vez, pedia diariamente que o seu servo subisse a montanha para buscar a chuva. Logicamente, as respostas eram sempre negativas. Mas, Elias não desistia e a oração era a sua prática incessante todos os dias.

Foi no sétimo dia que o servo lhe trouxe a melhor notícia que poderia ter ouvido. Haviam nuvens no céu, vindas do mar, como se fossem um pé de um homem. Logo em seguida a esse avistamento, chuvas volumosas tomaram a região seca e o povo enfim, teria sido salvo.

Para Elias, estava claro, essas nuvens eram o sinal da existência da Virgem Maria mencionada por Isaías na bíblia.

Nossa Senhora do Carmo

Como surgiu o grupo dos carmelitas?

Seguindo o exemplo de Elias, os eremitas que viviam nesse monte começaram a orar pelo advento da Virgem Maria, que se tornaria em seguida a mãe do Messias.

Esse grupo que rezou pela intercessão da Nossa Senhora do Carmo foi chamado de carmelitas. Foi construída em seguida uma capela dedicada exclusivamente a essa santa. Sendo assim, a origem da Ordem dos Carmelitas aconteceu graças a história contada por Elias e todos os seus discípulos.

Logo em seguida, todos da ordem dos carmelitas tiveram que fugir para a Europa por causa da grande perseguição feita pelos muçulmanos. Graças a essa fuga, essa ordem se espalhou pelo mundo inteiro.

Por ser uma história bíblica não existe muita precisão dos fatos, sabe-se apenas que foi no período de Jesus Cristo.

Quem foi São Simão?

São Simão foi um dos eleitos como superior geral da Ordem dos Carmelitas localizada na Inglaterra. Juntou-se a ordem em meados do século XIII durante o período de ataque das cruzadas.

Infelizmente, essa ordem não foi muito aceita e acabou sendo perseguida e oprimida pelo clero.

Então, Nossa Senhora do Carmo apareceu para São Simão no ano de 1251, segurando um escapulário e o menino Jesus. Olhou para ele e proferiu algumas palavras cuja tradução é: “Este será o privilégio para você e para todos os carmelitas, que qualquer pessoa que morra nesse hábito será salva.”

Assim, no ano de 1252, os membros da ordem receberam uma carta de proteção do então papa Inocêncio IV, dando total proteção aos membros e os defendendo da perseguição.

São Simão teve uma vida tranquila até os 100 anos, quando morreu em serviço no mosteiro carmelita de Bordeaux na França.

Quem foi Nossa Senhora do Carmo?

Virgem Maria, a mãe de Jesus, recebe diversos nomes diferentes, mas todos representam a mesma pessoa. Nossa Senhora do Carmo nada mais é do que um desses títulos dados a Virgem Maria.

Sua estátua está representada por uma santa carregando em seus braços o menino Jesus e um escapulário.

O nome Carmo está ligado ao monte Carmelo, localizado em Israel, justamente onde o profeta Elias esteve refugiado.

Nossa Senhora do Carmo

Como é o escapulário de Nossa Senhora do Carmo?

A origem da palavra escapulário vem do latim e significa basicamente proteção e armadura contra o mal.

Primeiramente, essa palavra significava apenas uma veste que era sobreposta e que caia sobre os ombros. Geralmente, usada pelos monges durante o período de trabalho.

Enfim, esse acessório foi assumido pelos fiéis da virgem Maria, como sendo uma maneira de entregar-se a Virgem.

O escapulário era marrom e um dos mais populares e tradicionais das celebrações católicas do Império Romano. É como se ele fosse um pequeno hábito carmelita pendurado.

O Escapulário deve ser colocado no pescoço, ele possui duas peças de pano na cor café. Uma das peças do cordão fica sobre o peito e a outra nas costas. Aconselha-se usar esse acessório debaixo da roupa.

Qual é o dia de comemoração de Nossa Senhora do Carmo?

O dia em que os fiéis comemoram a aparição de Nossa Senhora do Carmo é 16 de julho. Nesse dia aconteceu a aparição para São Simão.

Assim sendo, geralmente nas paróquias e igrejas ocorrem festas e comemorações com bebidas e comidas diversas. A seguir você pode conferir algumas orações poderosas dessa santa tão milagrosa.

Escolha aquela que mais toca o seu coração e leia em voz alta diariamente.

1. Oração tradicional de Nossa Senhora do Carmo

“Oh Virgem Santíssima Nossa Senha do Carmo, através do seu escapulário eu lhe peço um sinal maternal de proteção contra os meus inimigos.

Livra-me de todas as necessidades, aflições e perigos que possam me prejudicar.

Interceda por mim para que a minha fé cresça a cada dia, assim como a caridade e a esperança dentro do meu coração.

Sigo Jesus Cristo e sou praticante de suas palavras.

Ajudai-me, ó mãe querida, para que, levando com devoção vosso santo Escapulário, mereça a felicidade de morrer piedosamente com ele, na graça de Deus e assim, alcançar a vida eterna.

Amém.”

2. Oração à Nossa Senhora do Carmo para que você alcance uma graça

“Senhora do Carmo, Rainha dos Anjos, canal das mais ternas mercês de Deus para com os homens.

Refúgio e Advogada dos pecadores, com confiança eu me prostro diante de vós suplicando-vos que obtenhais (diga a graça que você deseja alcançar).

Em reconhecimento, solenemente prometo recorrer a vós em todas as minhas dificuldades, sofrimentos e tentações e farei tudo o que ao meu alcance estiver a fim de induzir outros a amar-vos, reverenciar-vos e invocar-vos em todas as suas necessidades.

Agradeço-vos as inúmeras bênçãos que tenho recebido de vossa mercê e poderosa intercessão.

Nossa Senhora do Carmo continuai a ser meu escudo nos perigos, minha guia na vida e minha consolação na hora da morte. Amém!”


3 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O AMOR!


Deixe seu Comentário!

Clique aqui para postar um comentário