Meditação guiada
Espiritualidade

Meditação guiada: conheça os benefícios para a sua vida

Fazer meditação hoje em dia é a melhor maneira de mantermos nossos pensamentos em ordem e longe de sofrimentos desnecessários. Engana-se quem pensa que para meditar seja necessário apenas ficar imóvel e repetindo diversos mantras. A meditação guiada surgiu para ajudar as pessoas a meditarem em diferentes lugares, principalmente aquelas que possuem dificuldades para se concentrar.

Diversas doenças e distúrbios podem ser controlados e amenizados com as diferentes formas de meditação.

Essa ferramenta é excelente para ajudar no controle da mente quando ela está em desequilíbrio. Pessoas com insônia, depressão, tristeza e ansiedade podem sentir benefícios importantes durante a prática.

Muitas práticas meditativas exigem que o seu praticante tenha atenção total no que está fazendo. Algumas pessoas sentem muita dificuldade na hora de se concentrar. Por conta disso que surgiu a meditação guiada.

Começar a meditar sem nenhuma ajuda é muito difícil e totalmente desafiador.

É desafiador porque o praticante pode desviar do foco diante de alguma dificuldade que surgir. Por isso, é tão importante ter a presença de um professor ou instrutor.

Logo mais, você vai conhecer mais sobre a meditação guiada e como inserir essa prática na sua vida de maneira construtiva e positiva.

Entenda o que é a meditação guiada

A prática da meditação tem como principal finalidade a de te manter em equilíbrio diante dos desafios que surgem na vida. Você adquire uma melhor qualidade de vida e o estresse, a ansiedade e a tensão não conseguem mais te tirar do eixo. Essas sensações acabam promovendo para a sua vida um maior bem-estar físico, emocional e espiritual.

A diferença da meditação guiada para outros tipos de meditação está na sua prática. Nesse tipo, você conta com o auxílio de um método ou guia responsável pela condução da prática. O objetivo da prática é atingir os resultados que você espera.

Existem pessoas que buscam dormir melhor, curar episódios de ansiedade e lidar melhor com a tristeza. Na maioria dos casos, esse tipo de prática vai contribuir para que a pessoa atinja estados de calma que possibilitam o alcance dos resultados.

Pode-se afirmar que essa meditação foi elaborada com o propósito de guiar a pessoa até seus objetivos. Isso acontece principalmente por causa de todo um processo elaborado e pensado minuciosamente.

Existem atualmente, diferentes tipos de técnicas e práticas para fazer a meditação guiada. Algumas utilizam até mandalas artesanais e outros símbolos que te ajudam nessa conexão.

Cada método utiliza a sua própria maneira de conduzir o praticante. Assim, cada linha meditativa pode usar suas estruturas pré-definidas.

Lembre-se, quando identificamos que algo não está legal na nossa vida, o único jeito de consertar é mudar! Então, não tenha medo da mudança, ela pode doer um pouco no começo, mas os resultados no final serão agradáveis para você.

Meditação guiada

Qual a maneira correta de praticar essa meditação guiada?

Como o próprio nome já diz, a meditação guiada é uma sequência de práticas orientadas por um guia. Esse guia não precisa obrigatoriamente ser uma pessoa de carne e osso. Engana-se quem acha que é necessário estar em um templo com um monge para praticar esse tipo de meditação.

Com o avanço tecnológico cada vez maior, basta possuir um smartphone, por exemplo, com acesso à internet e pronto. Você consegue praticar os exercícios de meditação na sua casa mesmo.

Basta seguir todos os exercícios com disciplina e as chances de você conseguir são enormes.

Você pode fazer o teste e procurar agora mesmo na loja de aplicativos do seu celular, algum aplicativo de meditação.

Siga todos os passos para baixar esse aplicativo, siga as instruções e pronto. As suas sessões de meditação vão começar.

Esqueça regras insignificantes para essa prática como, “preciso esvaziar a mente para poder meditar”, “não posso escutar nenhum barulho, a não ser a meditação”. Esqueça essas regras que a sua própria mente impõe. Escute apenas a voz do guia que vai conduzir a sua meditação.

Tem pessoas que ao finalizar essa prática pela primeira vez já sentem os benefícios dela no corpo e na mente. Outras demoram um pouco para sentir e alcançar os objetivos traçados.

Lembre-se, seja qual for o tipo de prática meditativa que você queira fazer, o principal objetivo é te proporcionar sentimentos agradáveis. Se você está fazendo uma prática meditativa e começar a sentir desconforto ou qualquer outro sentimento ruim, pare imediatamente.

Pessoas com depressão ou outro distúrbio mental devem procurar a orientação de um médico especializado. Ele poderá te dar algumas dicas se esse tipo de prática vai te fazer bem ou não no estado que a sua mente se encontra.

3 benefícios importantes que você pode sentir com a meditação guiada?

Alguns benefícios importantes podem ser sentidos com a prática da meditação guiada. Veja a seguir e comece hoje mesmo:

1 – Melhora da saúde física

Quando entramos em estados meditativos, as glândulas do nosso corpo, responsáveis pela produção de hormônios, atingem seus desempenhos máximos.

Surpreendentemente, pessoas com pressão alta relatam uma diminuição nos níveis de pressão. A frequência cardíaca também diminui e o estresse desaparece.

Meditação guiada

2 – Aumento da segurança

É comum as pessoas se sentirem um pouco inseguras quando vão começar alguma atividade nova. Começar uma prática que vai mudar a sua vida e a sua rotina pode parecer maçante.

Certamente, com o auxílio de um guia e um método eficaz, os objetivos podem ser atingidos rapidamente. Isso acontece, porque as pessoas seguem uma prática que já deu certo com alguém.

Sentir medo é praticamente impossível quando se faz uma prática dessas com segurança.

3 – Desenvolvimento do autoconhecimento

Sendo assim, nos processos meditativos é comum entrarmos em contato com a nossa essência verdadeira. Diversas emoções e sentimentos são liberados nessa hora.

Quando nos conhecemos, existe uma maior interação com os nossos sentimentos, nos libertando de crenças que muitas vezes estavam nos limitando.

A partir dessas experiências, a pessoa começa a se colocar como a protagonista de sua própria história. Esse procedimento é excelente para que o indivíduo possa criar novas histórias e com isso ter uma vida mais agradável e feliz.

Com a meditação guiada ele se torna então, o protagonista da própria história. Experimente essa sensação agradável de poder fazer o que quiser, totalmente consciente e sem medos.


3 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O AMOR!


Deixe seu Comentário!

Clique aqui para postar um comentário