Mantras para acalmar
Espiritualidade

Mantras para acalmar a mente e o coração

Provavelmente você já deve ter entrado em contato com algum mantra sem nem sequer saber o que era isso. Nas aulas de Yoga, por exemplo, eles estão presentes antes mesmo do que qualquer tipo de movimento físico. Todos os mantras são muito poderosos e transformam a vida de qualquer pessoa. Conheça a seguir alguns mantras para acalmar e se torne mais sereno.

O que é um mantra?

A palavra mantra tem origem no sânscrito e seu significado é basicamente o “instrumento para que um pensamento esteja sempre adequado”. Man significa mente, pensamento e tra significa instrumento.

Os sons que os mantras possuem tem como principal objetivo, lembrar o seu praticante da importância de algo.

Os mantras podem ser totalmente monossilábicos como o Om, frases curtas como o Om Mani Padme Hum ou até um pouco mais extenso com 24 sílabas como o mais famoso, Gayatri mantra.

Na Índia é possível que uma pessoa tenha um mantra exclusivo, porém ele só poderá ser feito por algum mestre ou guru.

É normal que um mantra seja usado basicamente para levar energia para a alma, chakras e consciência. Ele também pode ser usado como um instrumento de louvação de alguns deuses. Apesar de ter surgido na Índia e ser muito tradicional nas religiões e culturas hindus, ele não está ligado apenas essas questões.

Hoje em dia, os mantras são usados como uma filosofia de vida, uma maneira prática de manter a mente serena e com um bem-estar.

Os mantras para acalmar a mente e o coração são excelentes para as pessoas que estão sofrendo com os malefícios do estresse, da ansiedade e de tantos outros distúrbios psicológicos.

Para que serve e quantas vezes deve-se entoar um mantra?

Como dissemos anteriormente, os mantras possuem um poder muito grande na nossa mente. Existem estudos inclusive que afirmam que os mantras podem alterar o córtex cerebral. Basicamente as principais funções de um mantra é acalmar a mente de um indivíduo, deixando-o muito mais concentrado e atento em suas ações do dia a dia.

Além disso, os mantras para acalmar auxiliam nos processos de relaxamento, ajudando a retirar todos os focos de tensão que um indivíduo possa ter. Eles contribuem para deixar o indivíduo em estado meditativo, ou seja, pronto para relaxar.

Através das diferentes frases, sons e orações que um mantra possui, ele tem o poder de influenciar as nossas vidas de maneira positiva em diferentes setores da nossa vida.

Os profissionais da Psicologia afirmam que os mantras falados ou apenas escutados produzem uma energia sonora muito poderosa dentro do nosso organismo. Podendo retirar completamente qualquer energia de estresse.

Benefícios dos mantras para o cérebro

De acordo com diversas pesquisas, com neurocientistas ao redor do mundo, os mantras conseguem acalmar a mente e o sistema nervoso. Eles possuem uma capacidade de libertar a mente de conversas que existem em segundo plano. Esses sintomas são muito comuns em pacientes que apresentem o quadro de esquizofrenia.

Pesquisas recentes afirmaram que os mantras podem alterar algumas atividades de uma região cerebral chamada, rede de modo padrão. Essa região é a que controla as autorreflexões, divagações a respeito de algum tema, etc.

Isso significa que os mantras melhoram a vida de quem é muito distraído, fazendo com que se tornem mais focados.

Sendo assim, os pesquisadores concluíram que um treinamento com mantras reduz significativamente, os episódios de distração.

E o melhor de tudo isso é que não importa o mantra que você está entoando. Todos eles possuem a capacidade de atenção, relaxamento e concentração cerebral.

Mantras para acalmar

Como entoar os mantras para acalmar?

Entoar mantras é acima de tudo, saber fazer a conexão da nossa alma com essas palavras de poder. É muito importante que você saiba como imergir nos sons e vibrações de cada palavra dita no mantra. Isso possibilita a nossa conexão com a fonte de paz e espiritualidade.

A seguir você confere alguns passos para começar a praticar e entoar os mantras na sua vida.

1 – Escolha o mantra para os seus objetivos e intenções

Para que você possa escolher os melhores mantras para que seja entoado é muito importante que você saiba quais são as suas intenções. Cada mantra vibra em uma frequência diferente.

Defina para que você quer repetir os mantras, quais são os sentimentos que você quer trabalhar na sua vida? Saúde, dinheiro, estresse, intuição?

Defina primeiro os seus objetivos, antes de entoar qualquer mantra.

2 – Escolha um local dentro da sua casa para praticar os mantras

Para praticar os seus mantras confortavelmente, o ideal é ter um local próprio para isso. Não precisa ser um local muito grande, o ideal é que ninguém te perturbe. Jardim, escritório, poltrona no quarto, etc. Escolha com calma e sempre estudando a possibilidade de não ser incomodado durante as práticas.

3 – Sente-se de uma maneira bem confortável

Posições complexas com diversas dobras nas pernas, esqueça! Nem todas as pessoas conseguem sentar nas posições dos sábios hindus, mas isso não é um impedimento para deixar de praticar.

Especialistas na arte de meditar indicam que os praticantes precisam encontrar uma posição mais confortável. Sentar com os quadris em cima dos joelhos, sentar com as pernas cruzadas, entre outras posições pode facilitar a prática, o importante é manter a coluna o mais reta possível.

As mãos podem repousar em cima das coxas se quiser. Feche os olhos e entoe os mantras, você pode inclusive utilizar algum colar de contas ou um mudra com as mãos que vai te ajudar bastante na repetição e entoação dos mantras.

4 – Preste atenção na sua respiração

A respiração é um dos atos mais importantes nas práticas meditativas. Prestar atenção no ar que vai entrando e o que vai saindo, ajuda a manter a concentração e principalmente o relaxamento do corpo.

5 – Entoe o mantra que você escolheu

Quem está interessado em aprender alguns mantras para acalmar a mente e o coração, precisa entoá-los para que as vibrações de cada palavra e sílaba surtam efeito.

Conheça alguns mantras para acalmar

O pontapé inicial para a prática de repetição de mantras é acreditar no poder que eles têm. Não é difícil criar os seus próprios mantras pessoais, basta criar uma frase que tenha bastante poder e meditar em cima dela. Utilize palavras que tenham um significado forte como alegria, paz, felicidade, harmonia e fé.

Posteriormente, depois de selecionar as frases de poder e que correspondem as suas expectativas, repita-as. A quantidade de repetições pode variar. Se preferir, as repetições podem ser feitas até que os pensamentos do mundo exterior sejam bloqueados totalmente.

Confira abaixo alguns exemplos:

  • Meu corpo está cheio de luz;
  • Sinto muito amor em toda a minha vida;
  • Manifesto paz e amor em todos os aspectos da minha vida;
  • Sou uma pessoa com muita fé e isso se manifesta em forma de abundância na minha vida.

Sem dúvidas, repetir os mantras para acalmar vai trazer energias positivas para a sua vida. Seu cérebro se tornará muito mais calmo e estável em relação aos acontecimentos da vida.


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