Significado dos Sonhos

Sonhar que tem um filho: qual o significado?

Se você costuma sonhar que tem um filho quando, na prática, não possui um, pode-se fazer diversas interpretações a respeito do que seus inconsciente pensa sobre o assunto. Na maior parte dos casos, é possível dissociar completamente esse sonho da ideia de maternidade ou paternidade – embora, para uma minoria as pessoas, o sonho esteja relacionado a isso.

Para você entender corretamente o que significa sonhar que tem um filho ou filha que não existe na realidade, é importante entender o significado de uma criança em um sonho. Obviamente, suas próprias experiências e contexto de vida influenciam neste significado, mas existem algumas interpretações razoavelmente universais sobre o que quer dizer uma criança.

Quais os significados tradicionais de uma criança, nos sonhos?

Uma criança geralmente representa alguém (ou algo, a depender do caso) no início de sua trajetória. Uma criança ainda precisa amadurecer, aprender muita coisa, desenvolver-se e crescer. Ao mesmo tempo, é uma grande responsabilidade para seus pais. Por isso, pode indicar o início de alguma nova etapa em sua vida, ou simplesmente representar a pressão que você sente a respeito do que está acontecendo com você na atualidade.

A essa interpretação, é necessário adicionar sua própria compreensão do que significa uma criança para sua vida. Se você sonhar que tem um filho quando está, de fato, tentando engravidar, isso certamente indicará uma emoção positiva. Se por outro lado, não sente que é o momento adequado para essa etapa de sua vida, a ideia não será tão boa assim.

Sonhar que tem um filho como símbolo de um novo desafio

Ninguém pode negar que ter um filho é um desafio. Uma criança precisa ser alimentada, educada, protegida, bem informada e, ainda, corresponder comportamentalmente ao que se espera dela. A quantidade de esforço necessário para que ela alcance estes resultados esperados costuma ser associada à necessidade de cuidado com um novo projeto desafiador.

Por isso, ao sonhar que tem um filho, você pode estar fazendo uma analogia com novidades em sua vida. Essa é, aliás, uma expressão muito comum na língua portuguesa  – dizer que pariu um filho quando um projeto é finalmente entregue e exposto para o mundo.

Representação de aspectos infantis

Outra maneira comum de se sonhar que você tem um filho é quando você sente que seu lado infantil está sendo muito ativo em sua vida, nos últimos tempos. A criança é, obviamente, o principal símbolo deste tipo de comportamento, geralmente interpretado como negativo.

O sonho pode indicar que você percebe estar tomando esse comportamento com frequência, e que não está satisfeito com isso. Em alguns casos, ainda, pode indicar que você sente finalmente ter amadurecido, e que este comportamento infantil está separado de sua personalidade de maneira definitiva. É necessário considerar sua vida desperta para interpretar o real significado dessas situações.

Anseios em relação à maternidade ou paternidade

Se você sonhar que tem um filho quando o assunto está bastante em voga em sua vida, é natural compreender que este sonho é bastante literal para você. Em alguns casos, sonhar com a ideia de ter um filho efetivamente representa seus sentimentos em relação a ter uma criança.

É um tipo de sonho especialmente comum para quem está tentando engravidar, assim como é bastante usual para quem tem medo absoluto da situação, mas sente que existem riscos. Existem relatos, até mesmo, de mulheres que sonham que tem filhos antes de saberem que estão grávidas, como uma espécie de percepção do organismo de que há algo diferente em seu corpo.

Qualquer que seja o caso, neste tipo de sonho é comum que as ideias relacionadas à responsabilidade de ter uma criança e todas as suas demandas sejam mais destacadas no sonho, pois também são parte constante da maternidade e da paternidade.