Significado dos Sonhos

Sonhar que morreu: qual o significado?

Não é necessário considerar os motivos pelos quais sonhar que morreu é uma temática inerentemente desagradável. A interpretação sobre o significado deste sonho pode ser muito plural: em primeiro lugar, ela indica o rompimento de algum aspecto próprio que nunca mais irá retornar; por outro lado, pode ser uma reflexão sobre a própria morte, e os medos que essa percepção despertam em você; além disso, sonhar que morreu pode sugerir as mudanças que parecem se desenhar em sua vida.

A partir dessas diferentes perspectivas, é possível considerar quais os verdadeiros significados de sonhar que morreu, e o que eles provavelmente querem dizer a seu respeito. Entre as principais interpretações sobre o que significa sonhar que morreu, destacam-se:

Fim de um relacionamento, trabalho ou projeto em sua vida

Simbolicamente, a morte representa o fim de algo. O rompimento de uma certa continuidade que não pode mais retornar, e que possivelmente nunca mais será reconstruída, uma vez que a morte é definitiva.

Por isso, esse cenário pode ser usado para representar relacionamentos, empregos e demais projetos que você acredita que estejam prestes a “morrer”. Como cada uma dessas coisas é uma parte dessas vidas, é razoavelmente comum que ser término seja representado com nossa própria morte.

Medo do envelhecimento ou da morte

Sonhar que morreu inevitavelmente leva a uma reflexão sobre a finitude da vida. O medo do envelhecimento, das doenças e da própria morte costuma ser despertado neste tipo de sonho, e serve como uma excelente oportunidade para pensar a respeito da maneira como você aproveita sua própria vida.

Reflexão sobre a sua importância na vida das pessoas

Por vezes, quando você pode observar o cenário que existe por trás de sua morte, como a reação das pessoas, e o que elas fizeram após o episódio, a ideia de sonhar que morreu permite que você reflita sobre a relevância que você tem para as pessoas.

Sonhar que ninguém foi ao seu velório, ou que ninguém reagiu de forma significativa à sua morte sugere que você não gerou uma marca na vida das pessoas, e serve como um alerta de que talvez você devesse aproveitar sua vida para fazer algo de importante para os outros.

Preparo para encarar novos desafios em sua vida

Simbolicamente, a morte pode sugerir o momento do renascimento. Para que algo novo seja criado, é necessário que o antigo seja desfeito. Nesse processo de dialética, a morte marca o início de algo que está por acontecer, novos desafios que precisam ser enfrentados.

Nesta perspectiva, a morte pode representar o fim do seu eu antigo, e deve ser seguida por um novo acordar, que reflete a maneira como você se sente preparado para encarar essa nova etapa de sua vida.

Sonhar que morreu em um acidente

Se você sonhar que morreu em um acidente, é plenamente possível que seu subconsciente esteja refletindo a respeito da fragilidade de seu próprio corpo e a respeito de sua própria finitude.

É uma temática bastante comum para pessoas que passaram por traumas recentes, ou para aqueles que perderam alguém importante em função de um acidente. Trata-se de um alerta sobre a imprevisibilidade da vida, e sobre a importância de aproveitá-la sempre.

Sonhar com suicídio

Provavelmente a percepção mais grave deste tipo de sonho, o suicídio pode ser uma reflexão sobre sua própria situação de vida atual, exigindo que você tome algum tempo de sua vida para considerar como você está vivendo atualmente.

O suicídio pode sugerir sua profunda insatisfação em relação à vida atual, assim como pode dizer respeito à insatisfação com a sua vida, de forma mais plena. Além disso, é muito comum que o sonho com o suicídio seja um alerta para a importância de você buscar ajuda para lidar com uma situação extremamente desagradável em sua vida.