Significado dos Sonhos

Sonhar que está vomitando: o que quer dizer?

Sonhar que está vomitando não é exatamente a temática mais comum ou desejável durante nossas noites. Muitas vezes, este tipo de sonho costuma ser substituído por um rápido susto que faz a pessoa acordar no exato momento em que “vomita” durante o sonho.

Quando o ato é recordado, no entanto, trata-se de um símbolo bastante importante. A ideia de vomitar é – por óbvio – associada a aspectos negativos, como intoxicações, asco ou coisas que fazem você se sentir mal a ponto de precisar expulsá-las de seu próprio organismo.

Isso não significa, é claro, que sonhar que está vomitando seja algum tipo de referência a algo que faça você vomitar de maneira literal: muitas vezes, essa é uma metáfora para aspectos que fazem verdadeiramente mal a você.

Exatamente por isso, sonhar que está vomitando é o tipo de temática que exige um pouco mais de interpretação para ser corretamente entendida. Você precisará associar os elementos e acontecimentos do sonho à sua própria vida atual para avaliar quais das possíveis explicações a seguir são mais coerentes para o seu caso:

Representação de negatividade sendo retirada de você

Quando falamos que sonhar que está vomitando é algo tipicamente associado a coisas negativas, isso não significa que apenas coisas ruins podem ser interpretadas deste tipo de sonho.

Muitas vezes, o ato de vomitar representa a expulsão de aspectos que você considere negativos do seu corpo, que é uma representação metafórica daquilo que você efetivamente é. Em outras palavras, é a representação que você está finalmente se livrando de aspectos que são perceptivelmente positivos.

Sensação de repulsa em relação a algo ou alguém

Outra representação bastante óbvia do significado de sonhar que está vomitando é a ideia de repulsa em relação a alguém ou alguma coisa. Neste caso, o vômito demonstra o quanto aquele elemento sendo demonstrado no sonho faz com que você sinta este tipo de reação negativa.

É especialmente importante dar atenção para quem é a figura em questão, de forma muito mais significativa do que para o ato de vomitar em si, que é apenas uma reação.

Indicativo de uma situação que você não consegue mais aguentar em sua vida

Semelhante ao caso anterior é a explicação de que você sonhe com essa situação nauseante quando está em um certo tipo de circunstância: no trabalho, em algum local que frequente ou na companhia de certas pessoas, é provável que sonhar repetidamente com vômito em um mesmo tipo de circunstância represente o quão intragável aquela situação é para você.

Reflexo de algum alimento que fez mal para você

Em alguns casos, é possível que sonhemos que uma certa coisa que acontece em nossa vida desperta esteja prestes a ocorrer em nosso sonho. Para facilitar a compreensão, é possível lembrar da clássica situação de que estamos urinando, quando crianças, e só então percebíamos que – de fato – havíamos urinado. O mesmo pode ser dito em relação a sonhos com dores nos dentes, por exemplo.

No caso de sonhar que está vomitando, é possível que algum alimento ingerido durante sua vida desperta tenha feito significativamente mal a você, e que você está passando por algum desconforto estomacal enquanto dorme, que acaba por se refletir em seu sonho.

Fatores importantes a serem observados

Ao sonhar que está vomitando, é importante dar atenção aos elementos que fazem parte deste tipo de sonho. Normalmente, o vômito é apenas uma consequência de tudo que aconteceu. Ainda mais importantes são as causas, as pessoas presentes, quem ajudou ou deixou de ajudar você e demais acontecimentos deste sonho.

São estes os elementos que costumam ser o motivo do sonho, enquanto o vômito é apenas uma valoração sobre como você se sente em relação a algo.