Significado dos Sonhos

Sonhar que está voando: qual o significado?

Sonhar que está voando é, certamente, um dos sonhos mais comuns e tradicionais – tanto no mundo da interpretação dos sonhos, quanto na frequência em que acontece para a maior parte das pessoas. Há estimativas que colocam este tipo de sonho entre os dez mais comuns entre as pessoas.

Em geral, sonhar que está voando representa algum aspecto positivo. É relacionado a liberdades, esperanças e alcançar objetivos mais altos e relevantes. Muitas vezes, pode dizer respeito a sentir-se com consciência tranquila ou, ainda, a uma grande satisfação.

As interpretações sobre sonhar que está voando foram feitas até mesmo por Freud em seus estudos, o que demonstra o quanto essa simbologia está presente em nosso imaginário enquanto dormimos. Saiba quais são as principais maneiras de se interpretar um sonho que envolve nós mesmo em pleno voo:

Sensação de liberdade

Sonhar que está voando, assim como sonhar que você está em alta velocidade em uma estrada, por exemplo, está diretamente relacionado com a ideia de libertação, falta de amarras e euforia contra responsabilidades.

A gravidade nos aprisiona no chão, em um certo sentido lírico. Desafiá-la é uma maneira de tomar o controle sobre seu próprio corpo e ter a capacidade de movimentar-se para onde você bem entender.

Esperanças e expectativas

Simbolicamente, temos a ideia de que subir, seguir em frente e ir para o alto são características que demonstram melhorias, evoluções positivas. Neste mesma perspectiva do senso comum universal, voar é uma indício de que boas coisas estão acontecendo.

Você estar voando é uma representação quase literal de figuras de linguagem como “fulano está voando”, “a carreira dela decolou de vez”, “fulana está nas alturas com o novo namorado”. Neste perspectiva bastante comum em nossas vidas, voar indica que você se sente em uma posição muito boa, ou que sente que seu futuro está em uma clara ascensão.

Alcançar um objetivo difícil

Seguindo a mesma perspectiva do tópico anterior, sonhar que está voando pode ser a imagem literal de que você está conseguindo alcançar o inimaginável, que está superando obstáculos que pareceriam impossíveis e atingindo seus objetivos a despeito de todas as dificuldades aparentes.

Libertação sobre sentimentos reprimidos

Um contraponto para todos os sentimentos positivos que geralmente são associados a sonhar que está voando é a ideia de que o sonho represente uma inversão daquilo que a pessoa sente em sua rotina. É possível que o cotidiano seja tão cheio de pressões, necessidade de reprimir certas liberdades e contenções desnecessárias, que sonhar que está voando seja uma forma de a mente retomar um pouco de sua liberdade durante os momentos de descanso.

Problemas ao sonhar que está voando

Se sonhar que está voando não for uma experiência muito bem sucedida, há interpretações possíveis para isso, também. Se você estava voando e começa a cair, isso pode indicar que você sente que está passando por uma fase ruim, com limitações emocionais ou em relação ao desenvolvimento de sua carreira, por exemplo.

Quando você sonha que está voando mas bate em algo ou se machuca, isso pode indicar que sente uma certa perda de controle sobre sua própria vida, e que isso preocupa você. Não conseguir controlar a direção do voo é outra variação sobre este tipo de sentimento que deve ser observada com atenção.