Significado dos Sonhos

Sonhar que está nadando: qual o significado?

O elemento Água é um forte símbolo mental e sonhar que está nadando é também um sonho com grandes simbologias. Nossa mente, assim como a água, pode ser vista de diversas formas e em diversos estados. Explorar a água é também explorar nossa mente. Sonhar que está nadando remete, portanto, à ideia de imersão no seu subconsciente. A primeira possibilidade de interpretação ocorre se durante seu sonho você estava nadando embaixo d’água. Se for esse o caso, você está num processo de autoconhecimento e imersão sentimental.

Por outro lado, se você sonhar que está nadando e estiver se dirigindo à um ponto específico, isso significa que sua mente está focada em um objetivo, e a todo instante ela busca alcançá-lo. Ademais, você pode estar fugindo de algo enquanto nada, o que demonstra que você está deixando o medo controlar seus pensamentos. Por fim, sonhar que está nadando também remete a simples ideia de relaxamento – ou então a necessidade extrema dele. Vamos a uma análise mais detalhada.

Imersão sentimental

Como já citado, a água é um elemento fortemente ligado ao nosso plano mental. Sonhar que está nadando submerso é um símbolo muito comum para momentos em que estamos nos redescobrindo. Esse processo é natural: a todo momento estamos nos reavaliando e fazendo melhorias. Portanto, procure analisar se no mundo físico você não está passando por um processo desse gênero.

Muitos acontecimentos podem ser decisivos para que fiquemos imersos em um processo de autoconhecimento. Um exemplo claro são crises amorosas: quando acontecem, sempre buscamos uma autoanálise para descobrir a origem do problema. Outros exemplos são os períodos de trabalho intenso, os períodos de tomadas de decisão, etc. Seja lá qual for o motivo, sua mente está estudando ela mesma e esse é o motivo para você sonhar que está nadando.

Foco em um objetivo

De maneira paralela, sonhar que está nadando em direção a um ponto específico demonstra um grande esforço mental para conclusão de um objetivo. Muitos dizem que o esforço maior na hora de alcançar nossos sonhos deriva da força para não desistir. Se este for o caso, você está de parabéns: até mesmo enquanto dorme sua mente segue focada naquele objetivo que você tanto almeja.

Contudo, lembre-se que a jornada é longa. Sonhar que está nadando não indica necessariamente que você está perto de atingir sua meta. Esse sonho indica que você tem força de vontade e está fazendo o necessário para conquistar o que almeja, mas tudo vai depender das suas ações no mundo físico. O importante é não desistir.

Medo excessivo

Por outro lado, se você sonhar que está nadando para longe de algo, ou ainda, que está fugindo, isso indica que o medo está muito presente em seu subconsciente. O medo é inerente ao ser humano: ou seja, todos temem alguma coisa. Mas se o medo está estampado dessa forma em seus sonhos é válido dizer que você está se deixando assustar demais.

Pare e relembre: você ao menos conseguiu ver do que estava fugindo? Muito provavelmente não. Isso porque sonhar que está nadando com medo, na grande maioria das vezes, é fruto de medos que criamos em nossas mentes, mas que são, na verdade, infundados. Portanto, enfrente esse medo que está povoando seus sonhos, pois pode ser que ele nem seja de fato algo que mereça ser temido.

Relaxamento necessário

Por fim, sonhar que está nadando em águas calmas é um símbolo de relaxamento mental. Esse relaxamento pode já estar ocorrendo em sua vida, o que é muito comum em períodos de folga ou férias. Nesse caso, sua mente está só te agradecendo pelo merecido descanso. Por outro lado, o sonho também pode trazer a ideia de necessidade de relaxamento, o que já não é tão bom.

Geralmente, nossas mentes se adaptam bem à correria e às responsabilidades pelas quais estamos sujeitos. Mas tudo tem limite, e a nossa energia mental segue essa regra. Portanto, se você andar estressado ou preocupado, procure dar um alívio para sua cabeça e tire um tempo de folga.