Significado dos Sonhos

Sonhar que está comendo: qual o significado?

Sonhar que está comendo pode parecer uma experiência bastante banal para as pessoas menos atentas aos significados dos sonhos. A verdade, no entanto, é que a temática pode ser muito representativa a respeito de seu atual estado de vida, a depender do que você está comendo, quais eventos ocorrem durante a alimentação, quais são suas consequências, quem alimenta você, etc.

Além disso, a ideia de sonhar que está comendo é diretamente associada à perspectiva de que existe algo em falta para você – algo que precisa ser suprido para que – só então, você tenha condições de estar “satisfeito” de maneira plena.

Metaforicamente, isso é muito relevante a respeito da sua posição de vida atual, fazendo referência direta às carências, anseios e necessidades de sua vida.

Necessidade de aprendizado

A ideia de comer ou nutrir, durante os sonhos, conversa diretamente com a perspectiva de crescer, evoluir e aprender. Só podemos desenvolver a nós mesmo quando nos alimentamos adequadamente, e – por óbvio – não é possível seguir em frente em nossa vida se não estamos devidamente “supridos”.

Neste sentido, a metáfora a respeito da alimentação é bastante clara. Comer significa poder seguir em frente – abastecer as necessidades básicas para que você possa triunfar. Ter comida ou faltar comida para você, em um sonho, pode sugerir a maneira como você enxerga sua vida atual frente às demandas da vida externa.

Busca por completude

Além de ser uma necessidade básica, o alimento é uma sugestão do que é necessário para que você sinta a realização plena – a ideia de satisfazer-se em seu caráter mais íntimo. Neste sentido, comer algo que você gosta pode indicar que você vive uma excelente fase de sua vida, enquanto comidas desagradáveis tendem a representar um momento realmente difícil.

Sensação de insatisfação em sua vida

Sonhar que está comendo sem parar, ou sempre em busca de alimento, sugere que você não vive um momento de grande satisfação em sua vida. Pelo contrário: trata-se de uma clara indicação de que sua vida passa por um momento de irresignação, onde aquilo que está disponível para você não é suficiente para suprir seus desejos e necessidades.

Em outras palavras, sonhar com comida pode ser uma representação de sua constante busca por mais, em comparação ao que é atualmente disponível em sua vida.

Necessidade de energia para seguir em frente

A comida é o combustível básico para sustentar nosso corpo frente aos desafios que são estabelecidos para ele. Em outras palavras, sonhar que está comendo pode ser uma excelente representação da necessidade de obter energia para seguir em frente.

Neste sentido, estar comendo muito indica seu anseio para enfrentar tais desafios, enquanto sonhar que você não consegue comida de jeito nenhum pode sugerir sua falta de vontade de seguir em frente, ou a sensação de que você não tem força o suficiente para isso,

Sugestão de que talvez você precise de uma dieta

Em alguns casos, sonhar com comida – especialmente quando você comete grandes exageros durante o sonho – pode sugerir que sua dieta na vida desperta está completamente desregulada, e que algo precisa ser feito o quanto antes em relação a isso.

Nestes casos, é bastante comum que o sonho aponte algumas consequências dessa alimentação desregrada, como o fato de você engordar ou passar mal com a falta de controle alimentar.

Sonhar que está comendo algo estragado

Outra representação bastante característica neste tipo de temática é a ideia de sonhar que está comendo algo podre ou completamente estragado. A referência aos dissabores da vida, neste caso, é bastante óbvia, mas há alguns aspectos adicionais que precisam ser observados.

A pessoa que deu essa comida estragada, o tipo de alimento, e até mesmo o local onde você come podem sugerir algo ou alguém sobre quem você tem grandes expectativas, mas acabam por se converter em uma grande decepção.