Significado dos Sonhos

Sonhar que está caindo: o que significa?

Sonhar que está caindo é, muito possivelmente, a temática mais icônica entre todos os tipos de sonhos que lembramos. O motivo é simples: na maior parte das vezes, este sonho acaba com você acordando com uma descarga de adrenalina e, possivelmente, um rápido chute no ar. Isso torna a temática muito mais fácil de ser lembrada, e faz com que sua presença em nosso imaginário seja perene.

Sonhar que está caindo, no entanto, não é apenas algo que acontece para assustar as pessoas e fazer com que elas demorem mais para dormir. Há diversas simbologias que podem ser associadas a este tipo de sonho, especialmente quando ela possui um significado mais contextual.

Nestes casos, é útil observar não apenas a queda, mas o que levou a ela, quais outros elementos estavam presentes no sonho, e várias outras características relevantes. Se possível, anote estes elementos ao acordar do sonho para a análise posterior. Ao fazer isso, tente manter a maior quantidade possível de informações que você lembrar.

Entenda quais são as principais interpretações para sonhar que está sonhando, e o que este sonho provavelmente representa em sua vida:

Queda em relação a certos aspectos da vida

Tradicionalmente, a queda é interpretada como uma falha. É a tentativa de seguir em frente, mas não conseguir. Obviamente, ninguém cai de propósito, o que pode representar que você sente insegurança em relação a seus objetivos, que podem ter caráter financeiro, amoroso ou, até mesmo, intelectuais.

Medo de estar se colocando em posições arriscadas

Na grande maioria das vezes, sonhar que está caindo é algo que não acontece simplesmente com alguém indo ao chão. Em geral, este sonho ocorre com uma queda livre, com um longo período de queda e medo.

Isso indica que você sente estar correndo muitos riscos para alcançar seus objetivos, e que qualquer falha pode colocar você nesta posição muito perigosa, uma vez que você está tentando caminhar sobre um abismo.

Sobrecarga em relação às responsabilidades

Muitas vezes, a sobrecarga de responsabilidades – seja em perspectiva pessoal ou profissional – dá a impressão de que você está sempre tentando “seguir em frente”. Se é essa a sua atual situação de vida, é bastante provável que sonhar que está caindo seja uma concretização imaginário de seus medos e preocupações atuais, sobretudo no que diz respeito ao medo de não conseguir retornar nesta jornada que você tenta manter.

Resposta a mudanças físicas no corpo

Por ser um fenômeno tão conhecido e recorrente, sonhar que está caindo já receber uma boa carga de estudos e pesquisas que tentam compreender qual a relação entre o sonho e a rápida descarga de adrenalina que faz com que acordemos assustados.

Atualmente, sabe-se que mudanças de pressão, movimentação corporal e, até mesmo, a alteração do estado de consciência durante o sono geram essa sensação de queda que geralmente culmina em um despertar assustado.

Quando há pouco contexto envolvido durante o seu sonho, sem uma situação específica ou elementos adicionais, é possível que sonhar que está caindo seja um resultado destas influências físicas corporais pelas quais você está passando no momento.