Significado dos Sonhos

Sonhar que está arrancando dente: qual o significado?

Sonhar que está arrancando dente pode representar uma série de coisas distintas, a depender do contexto – tanto do sonho, quanto de sua própria vida. Em geral, os dentes são intimamente ligados a dois aspectos principais de nosso imaginário: a representação física frente à aceitação social, a ao que sai de nossa boca – como nossas palavras.

Neste sentido, o significado de sonhar que está arrancando dente pode depender de fatores como de quem é o dente sendo arrancando, quais os elementos adicionais do sonho, o fato de ele estar sendo arrancado por necessidade ou por violência, e uma série de outras características.

Para entender corretamente o significado deste sonho, é útil considerar as várias interpretações tradicionais e aplicar ao contexto pelo qual sua vida passa no momento. Entre as principais interpretações disponíveis para sonhar que está arrancando dente, destacam-se as seguintes:

O seu dente ou o dente de alguém?

Possivelmente, a pergunta primordial para interpretar o significado de sonhar que está arrancando dente é: de quem é este dente? Isso ajudará a interpretar corretamente o que seu sonho quer dizer. No caso de alguém que arranca seu dente, entende-se que essa pessoa está cometendo uma violência ou um benefício – a depender do fato de ser contra sua vontade, ou em função de um problema.

Quando o sonho coloca você arrancando o dente de alguém, a situação inverte-se. As diferentes interpretações existentes sobre o assunto passam a ser compreendidas como algo que você causa a outra pessoa: vergonha, constrangimento, fragilidade ou, até mesmo, a ideia de “desarmar” alguém de eventuais ataques futuros, como um animal que não poderá mais morder.

Alguém que causou vergonha a você

Se alguém está arrancando seus dentes durante um sonho, é possível que a imagem gerada a partir disso seja a de um constrangimento causado a você. Neste caso, é necessário compreender o aspecto social dos dentes: um sorriso completo e bem cuidado é indicativo de status.

No imaginário popular, estar sem dentes é indicativo de pobreza e de desleixo, além de ser considerado esteticamente ruim. Alguém que causa isso a você é alguém que quer prejudicar sua interação social, diminuindo a forma como as pessoas interpretam quem você é.

No sentido oposto, se você sonhar que está arrancando dente de alguém, toda essa definição é invertida: é você quem busca gerar o mal para aquela pessoa.

Indicativo de problemas orais

Durante o sono, nossa produção de saliva é interrompida. Isso oferece uma grande oportunidade para o desenvolvimento de problemas orais (motivo pelo qual a escovação noturna é a mais relevante do dia).

Por isso, é muito comum que sonhos relacionados a problemas nos dentes sejam um reflexo das dores que são fisicamente sentidas durante o sono. Essas dores físicas passam a participar do sonho, da mesma forma que uma música no mundo exterior pode passar a fazer parte de nosso sonho, em estados transitórios do sono.

Tentativa de retirar algo dito

Outra interpretação comum de sonhos sobre dentes arrancados é concepção de que dentes que saem de nossas bocas representam palavras. Essa é um das interpretações mais tradicionais sobre o assunto, especialmente para quem considera as metáforas de analogia entre diferentes elementos de nossas vidas.

Se você sonhar que está arrancando dente de maneira voluntária, isso pode representar seu desejo de que algo que foi dito seja retirado. É um tipo de sonho comum após brigas, discussões ou discursos que tomam rumos indesejáveis.

Medo de dentista

Em alguns casos, sonhar que está arrancando dente é simplesmente o reflexo de um dos medos mais comuns em relação a toda área da saúde: o medo de dentistas. Geralmente, esses medos surgem quando ainda somos jovens, e é possível que sejam mantidos mesmo na idade adulta. Esses sonhos são mais comuns quando você está prestes a ir a uma consulta.