Significado dos Sonhos

Sonhar que está amamentando: o que quer dizer?

Sonhar que está amamentando é uma temática especialmente comum para mulheres que são mães, estão grávidas ou – por algum motivo – estão pensando a respeito do assunto, seja de forma positiva ou negativa.

Isso não significa, no entanto, que o sonho esteja diretamente relacionado ao imaginário da maternidade. A amamentação pode dizer respeito às responsabilidades em relação a outras pessoas ou coisas que dependam diretamente de você.

Essa relação de compromisso enquanto fornecedora de algo vital para alguém tende a ser a forma mais tradicional de interpretação do sonho. Em alguns casos, no entanto, há metáforas um pouco menos diretas, que são ligadas à proteção, ao sentimento de reciprocidade e – em alguns casos mais raros – até mesmo à ideia de que alguém está tirando vantagens de você.

É por isso que, além de compreender as interpretações sobre o que significa sonhar que está amamentando, é necessário considerar quais são as situações centrais pela qual a sua vida passa no momento. Este exercícios tornará mais provável uma interpretação adequada sobre o que significa essa temática.

Representação de sentimentos maternos

Em alguns casos, sonhar que está amamentando está diretamente relacionado com ideias tradicionalmente ligadas à maternidade. O cuidado, a proteção, a responsabilidade sobre o desenvolvimento de sua prole estão entre estes valores e podem ativar a imagem da amamentação durante os sonhos de alguém.

Embora este seja um tipo de sonho especialmente comum para quem já é mãe ou está na expectativa da gravidez, é absolutamente possível que o sonho seja um reflexo de situações completamente alheias à maternidade que são vivenciadas pela mulher.

Sensação de responsabilidade sobre outros

Enquanto bebês mamam, este é praticamente sua única fonte de energia. Isso gera uma relação de dependência absoluta em relação à mãe que o nutre. Mulheres que passam pela posição de serem a responsável absoluta pela manutenção de algo ou da vida de uma pessoa podem associar essas circunstância à ideia de amamentação, em seus sonhos.

Sentimento de proteção e reciprocidade

Se você sonhar que está amamentando alguém que não seja uma bebê, a imagem pode ser um pouco perturbadora, mas a metáfora tende a ser razoavelmente clara. Essa ideia está ligada à reciprocidade de uma relação muito íntima, da mesma forma que uma mãe e um bebê desenvolvem em sua própria realidade.

Uma lactante oferece parte de sua energia – parte de boa parte daquilo que seu metabolismo dedicou-se a criar para que seu bebê possa viver e estar alimentado. Em troca, o bebê é instintivamente recíproco na relação de afeto e dependência passiva em relação a essa mãe. Sonhar com alguém (como um amigo) na posição deste bebê pode sugerir a profundidade da relação entre vocês, da mesma maneira que uma lactante e seu bebê.

Sonhar que você é quem recebe o leite

Em alguns casos um pouco mais raros, é possível que você sonhe com a posição de quem consome o leite, e não de quem o produz. Se essa for a situação, a ideia geralmente é ligada à perspectiva de que você está em crescimento, precisa desenvolver-se e de que está recebendo a proteção e o material necessário para este desenvolvimento pessoal.

Sensação de que outras pessoas estão tirando vantagem de você

Há, por último, a possibilidade de sonhar que está amamentando como um aspecto negativo. Especialmente quando o sonho inclui este ato de maneira indesejável – como algo que você está sendo forçada a fazer, é possível que a interpretação passe a estar relacionada com a ideia de que há pessoas “sugando você”.

Neste sentido, o problema acontece quando – contra a sua vontade – alguém passa a utilizar-se do resultado do esforço do seu organismo, que é o leite, em benefício próprio. Trata-se de uma interpretação parecida com a de sonhos que envolvem parasitas que sugam o sangue da vítima.