Significado dos Sonhos

Sonhar com vidro quebrado: o que quer dizer?

Sonhar com vidro quebrado é uma representação bastante característica de algo que foi desfeito e não pode mais retornar ao seu estado original. Diferentemente de vários outros materiais, um vidro quebrado – ou uma peça de vidro que tenha sido quebrada – não pode retornar ao ser estado original, independentemente da habilidade de quem tenta consertar.

Um vidro quebrado pode ser até mesmo substituído por outro idêntico, mas isso não muda o fato de que aquele pedaço original nunca voltará a ser o mesmo. Em nosso imaginário, sonhar com vidro quebrado tende a indicar o rompimento definitivo de algo que era delicado e frágil.

Obviamente, a interpretação não é tão direta assim: é necessário considerar onde o vidro estava, qual era sua função, quem o quebrou, o fato de seu rompimento ter sido intencional e todos os outros elementos que formam este estado final de rompimento.

Entenda quais são as principais interpretações sobre o que significa sonhar com vidro quebrado, e quais são os elementos que devem ser considerados para entender o que seu sonho quer dizer:

O rompimento de uma proteção

Quando sonhar com vidro quebrado representa a quebra de uma janela ou de alguma espécie de estrutura protetiva em relação a você – como um redoma, por exemplo – a ideia é de que você passa a sofrer mais exposição a certos riscos.

Trata-se de um sentimento semelhante a algo que conhecemos em nossa vida desperta. Uma janela nos protege de elementos do mundo exterior, embora ela não seja verdadeiramente resistente. Quando seu vidro é quebrado, estamos diretamente expostos aos elementos dos quais estávamos protegidos, como a temperatura externa, o vento, a sujeira e o barulho, por exemplo.

Representação de fragilidade

Um vidro quebrado representa, obviamente, algo que não tinha força o suficiente para aguentar o tipo de trauma que recebeu. Em alguns casos, o sonho consiste na quebra de um vidro de maneira acidental: algo que era construído com um material tão frágil que não era capaz de aguentar nem mesmo simples impactos.

De forma ainda mais metafórica, este vidro quebrado pode representar promessas, sonhos e expectativas que foram quebrados em função de sua fragilidade – ou da ação proposital e organizada de alguém.

O fim de um relacionamento de maneira traumática

O vidro quebrado pode ser a representação de algo que nunca será retornado ao seu estado original. É, por exemplo, o caso de um relacionamento que foi quebrado em função de algo traumático, como um traição, e mesmo que seja reunido e que alguém tento consertá-lo, ele provavelmente não retornará ao seu estado original.

Caminhar sobre o vidro quebrado

Outra maneira razoavelmente comum se sonhar com vidro quebrado é a ideia de estar caminhando sobre estes cacos de vidro. Trata-se de um poderosa metáfora para indicar a dor emocional que você pode estar experimentando em sua vida em função de alguma expectativa que foi quebrada.

Trata-se de um tipo de sonho especialmente comum para quem recém passou pelo término de um relacionamento, foi demitido ou, até mesmo, perdeu alguém ou algo importante em sua vida.