Significado dos Sonhos

Sonhar com viagem: qual o significado?

Toda viagem é bastante representativa em nossas vidas, e sonhar com viagem obviamente possui uma série de figuras imaginárias que dão margem para interpretações ricas sobre nossas emoções e nosso inconsciente.

Uma viagem representa conhecer novas realidades e pessoas, enfrentar novos desafios e explorar seu íntimo através de influencias externas distintas. Além disso, pode ser um símbolo de afastamento em relação à sua realidade cotidiana e, sem dúvidas, tende a ser uma representação de fuga o caminho “normal” que você segue.

Obviamente, há a possibilidade de sonhar com viagem como um simples reflexo de ansiedade em relação a possíveis viagens reais que você esteja planejando. Neste caso, trata-se simplesmente de um reflexo de expectativa. Por isso, é sempre importante considerar qual o contexto pelo qual você passa em sua vida desperta, ao tentar interpretar um sonho.

De qualquer forma, a ideia de sonhar com viagem é bastante rica para as matrizes analíticas dos sonhos. Confira algumas das principais simbologias do que significa este tipo de situação:

Mudança de cenário e circunstâncias em sua vida

Sonhar com viagem representa, em regra, uma mudança. Esta é, aliás, a interpretação mais comum dos sonhos nos quais você está em um lugar novo – especialmente aqueles que são desconhecidos.

Uma viagem para um local novo representa que o seu entorno parece inédito para você, na vida desperta. É um tipo de sonho bastante comum quando você passa a conviver com novas pessoas, frequentar novos lugares, viver um novo relacionamento ou trocar de trabalho, por exemplo. A viagem é um indicativo de novidade – seja em um novo destino, seja na realidade que cerca você.

Indicativo de busca por exploração de novas realidades

Se o seu sonho está relacionado à empolgação por uma nova viagem, à tentativa de viajar ou ao planejamento de um novo destino, isso pode indicar que você sente necessidade de explorar coisas novas em sua vida.

Neste tipo de sonho, é comum que a viagem esperada não chegue a se concretizar, e que isso gere frustração, assim como a sua rotina sem a apresentação de novidades pode gerar frustrações para você em sua vida desperta. Neste sentido, trata-se de um metáfora bastante direta em relação ao que já ocorre em sua realidade.

Representação de que você sente mudanças no ambiente externo

É comum sonhar com viagem como um contexto inesperado. Nestes sonhos, você simplesmente se percebe em um local muito distinto daquele que esperava estar, dentro daquela situação, e leva algum tempo para entender o que realmente está acontecendo.

Essa é uma representação bastante típica de pessoas que percebem que os locais nos quais estão inseridas estão passando por mudanças que a afetam, mas que estejam fora de seu controle. Essas mudanças podem ter aspectos bons ou ruins, geralmente representados pela maneira como se sentem em relação e esse destino, durante o sonho.

Fugindo do caminho padrão

É possível que sonhar com viagem aconteça como uma espécie de perda de controle. Você já deve ter sonhado ao menos uma vez que saiu de um local conhecido em direção a outro e, quando percebeu, chegou em um terceiro local, completamente distinto daquele que era esperado. Trata-se de uma maneira de representar a falta de controle, as surpresas pelas quais você sente estar passando ao perceber novidades enquanto segue fazendo as mesmas coisas de sempre.

Expectativa por novas aventuras

Sonhar com viagem, sendo ela efetivamente possível em sua vida desperta ou não, pode indicar que você quer passar por novas experiências – caso as sensações do sonho sejam boas, obviamente. Neste sentido, é necessário considerar que sonhar com viagem também pode ser associado a sentimentos ruins.

É possível que o sonho coloque você em um cenário desconhecido e assustador, com dificuldade de comunicação e experiências traumáticas, indicado que – em vez de expectativas – você sente medo de novas aventuras em sua realidade.