Significado dos Sonhos

Sonhar com vestido: o que significa?

Sonhar com vestido pode representar uma série de coisas a respeito da personalidade, dos sentimentos e do estado emocional de quem sonha. Além disso, se não é você quem está usando o vestido no sonho, essa temática pode indicar uma série de características sobre a forma como você enxerga a pessoa que protagoniza o sonho em questão.

Por isso, é sempre útil considerar quais são os possíveis significados de sonhar com vestido em um sonho em associação às suas próprias compreensões sobre essa peça, seus diferentes modelos, materiais e significados. Isso permite uma interpretação adequada em relação às suas vivências e interpretações de mundo.

Ao sonhar com vestido, as principais questões a serem consideradas são: o vestido é bonito ou feio? Qual a cor desta peça? O vestido é apropriado para a situação com a qual você está sonhando? Há rasgos ou problemas neste vestido?

Entenda qual o significado destes aspectos durante os sonhos, segundo as doutrinas mais tradicionais de análises destes significados:

Um vestido que não corresponde ao tipo de situação na qual é usado

Muitas vezes, sonhar com vestido pode ter o mesmo significado que sonhar com sapatos que são claramente inapropriados para um tipo de situação. É o caso da reflexão do sentimento de inadequação social sentido por muitas pessoas, nas mais diversas situações imagináveis.

Muitas vezes, este vestido errado gera a sensação de constrangimento, de algo que deu errado e que faz com que as pessoas avaliem você de maneira negativa. É uma situação bastante comum para quem tem algum tipo de problema com interações sociais.

Usar vestido contra a vontade

Outra situação que pode ocorrer neste tipo de sonho é estar claramente desconfortável com o uso do vestido, em função de ter sido uma imposição de terceiros. Esse tipo de sonho acontece tanto com a pessoa que está sonhando, como com outra pessoa que não quer usar a peça.

Em geral, a interpretação é de que a pessoa que está obrigada a usar o vestido é colocada em posição de submissão, abuso, com uma frequência muito alto. Na maior parte das vezes, aliás, entende-se este tipo de situação como um reflexo da falta de assertividade e força para a imposição. Para quem sonha que é a pessoa nessa situação, é comum que o reflexo seja de sentimento de impotência em alguma medida.

Representação de sua própria personalidade

De forma menos negativa, é possível que sonhar com vestido seja uma representação da própria personalidade, ou da forma como você enxerga a pessoa com vestido. Uma peça chamativa, decotada e cheia de detalhes pode indicar que a pessoa é extrovertida e gosta de atenção.

Uma peça muito mais discreta, em tons neutros, por exemplo, pode indicar que a pessoa é reservada – o que não significa que o vestido que ela expõe para as pessoas seja feio, obviamente.

Neste sentido, sonhar com vestido é uma maneira bastante clara de indicar como você enxerga a si mesma ou a alguém em especial, com base na sua interpretação sobre os elementos que representam aquele vestido.

As cores de um vestido

Outro aspecto relevante ao sonhar com vestido está na compreensão de suas cores. Em geral, elas representam emoções ou traços da personalidade, de acordo com a tradicional interpretação de colorações. Exemplos como a representação do perigo, da sexualidade ou da agressividade através do vermelho, por exemplo, são os mais recorrentes no imaginário popular.

Além disso, um vestido preto costuma ser associado a questões misteriosas ou desconhecidas – ou até mesmo o medo. Um vestido azul tende a simbolizar aspectos positivos e ligados aos sentimentos, enquanto o verde é associado à ideia de subordinação ou auxílio aos outros. O branco, é claro, está ligado à pureza e à honestidade atribuída a alguém.