Significado dos Sonhos

Sonhar com vestido de noiva: qual o significado?

A ideia de sonhar com vestido de noiva é especialmente mais frequente para mulheres, pois a imagem deste item é muito mais presente em questões tipicamente associadas ao mundo feminino. Esse sonho pode representar uma série de características distintas, a depender do contexto e das atuais preocupações de uma pessoa em relação aos elementos associados a um vestido.

Entre as possíveis interpretações, destacam-se:

Possíveis relações diretas com casamento

É bem verdade que, a despeito de todas as metáforas e analogias que um vestido de noiva pode representar, trata-se de um item bastante específico, que geralmente só habita nossa imaginário se temos alguma exposição recorrente em relação aos símbolos de um casamento,

Por isso, é bastante possível que sonhar com vestido de noiva esteja relacionado em alguma medida a um casamento, literalmente falando. É possível que o elemento esteja em seu imaginário em função do quanto você pensa sobre o assunto, da expectativa de um casamento ou, até mesmo, como a representação do desejo de casar-se.

Sentimento de preparo para um compromisso

Um vestido de noiva é a declaração de um compromisso. Em geral, quando se chega ao ponto de ter o vestido pronto, praticamente não há mais volta em relação ao casamento em questão. Além disso, ele é um ícone claro em relação à expectativa:  é inconfundível e serve praticamente apenas para aquele propósito, na maior parte dos casos.

Por isso, sonhar com vestido de noiva pode indicar que você se sente pronta para dar um passo definitivo em relação a algum compromisso. Obviamente, isso nem sempre quer dizer que o compromisso em questão seja especificamente o seu casamento. O vestido pode representar um compromisso em seu sentido mais abstrato.

Um compromisso vazio

Em uma perspectiva um pouco mais negativa, o vestido de noiva pode representar um compromisso com pouco valor. Na prática, o vestido nada mais é do que um mero acessório entre todos os elementos necessários para um casamento. Se não for vestido por sua noiva, nada mais é do que um ícone de algo que não aconteceu.

O vestido, por si só, não gera nenhum compromisso, apenas representa visualmente uma promessa vazia. Por isso, ao sonhar com vestido de noiva que nunca chega a ser vestido, é possível que você esteja formulando uma metáfora para a incapacidade de realização de algo, a despeito das promessas em sentido oposto.

Vestido como símbolo de uma expectativa

Sonhar com vestido de noiva pode ser uma clássica representação de expectativas em relação a algo que possivelmente acontecerá em sua vida. A explicação é razoavelmente simples: um vestido noiva possui um propósito bastante específico e auto-explicativo. Ao mesmo tempo, sem ter a noiva o vestindo, representa apenas uma expectativa, pois não é um fim por si só.

Neste sentido, o vestido de noiva apresenta a simbologia de esperar por algo positivo em sua vida, mas que precisa do conteúdo (a própria noiva, no caso do vestido) para que possa se concretizar. Trata-se de um sonho razoavelmente comum para mulheres que esperam por algo que ainda depende de outra etapa para se tornar realidade.

Representação de um desejo

Se você efetivamente deseja casar no futuro, sonhar com vestido de noiva pode ser apenas a representação do seu desejo. É necessário considerar, no entanto, que se você pensa com certa frequência sobre o assunto, sonhar com vestido de noiva não necessariamente representa o seu desejo de casar – na verdade, pode representar qualquer desejo que exista em sua vida.

Com o tempo, é comum associarmos alguma vontade específica à ideia de expectativa e de sonho, ao ponto em que esse sonho passe a representar todos os outros em nosso próprio imaginário. Se este for o seu caso, é necessário analisar os outros elementos presentes em seu sonho para interpretar corretamente qual desejo esse vestido representa.