Significado dos Sonhos

Sonhar com vermes: o que quer dizer?

Sonhar com vermes, embora não esteja entre as temáticas mais populares entre os sonhos, certamente é algo muito significativo em relação às emoções da pessoa que apresenta este tipo de imagem enquanto dorme.

Tradicionalmente, a interpretação de um verme é associada a algo asqueroso, sem valor, apodrecido e, até mesmo, sujo. Para além disso, são os vermes que terminam de degradar nosso corpo após nossa morte, como dizem as figuras de linguagem mais populares na língua portuguesa.

Não é à toa, portanto, que associados estes pequenos animais a coisas essencialmente negativas. A palavra “degradação” possivelmente é um dos indicativos mais precisos sobre como costumamos interpretar os vermes, e quais são seus significados para nós.

Saiba mais sobre as possíveis interpretações do que significa sonhar com vermes, e quais são os sentimentos que este tipo de sonho provavelmente está referenciando em sua vida:

Representação de um período de transformação

Embora as maneiras mais típicas de interpretar os vermes durante um sonho sejam ligadas à ideia de que estes são animais sujos e desprezíveis, sonhar com vermes pode adquirir um outro sentido se, durante o sonho, ele é capaz de se transformar em algo distinto. Nestes casos, a associação é de metamorfose – algo ruim que se converte em algo belo.

Associação com o sentido de morte

Falar que “todos seremos comida para os vermes” é uma das formas mais típicas de indicar nossa falta de relevância individual em relação a qualquer outra criatura que vive no planeta. Se normalmente consideramos os vermes algo inferior, é quase irônico que nossa última função seja servir como alimento para eles.

Esse imaginário é tão presente no pensamento coletivo que sonhar com vermes pode ser alguma imagem de associação com a ideia de morte. Neste caso, os vermes funcionam como uma espécie de presságio da morte que está por vir, ou alguém que já morreu.

Aviso para alguém ou algo que consome você

Como indicado no tópico anterior, sonhar com vermes pode ser uma associação com a ideia tipicamente estabelecida de que somos comida para vermes, ao final da vida. Neste sentido, estarmos sendo atacados por vermes durante a vida pode ser uma referência a um relacionamento ou um trabalho que, metaforicamente, consome você como os vermes farão com o seu corpo após a sua morte.

É um tipo de sonho tipicamente associado a pessoas que passam por um período de muita pressão ou estresse no trabalho ou neste relacionamento que exige muito esforço e atenção para pouco retorno que os compense.

Indicativo de culpa

Vermes são, entre tantos outros problemas, um indicativo de impureza, algo podre. Quando estão próximos a você, podem indicar que é você quem traz essa impureza para os locais por onde passa. Na maior parte das vezes, este tipo de sonho é um reflexo de um poderoso sentimento de culpa do qual você não consegue se livrar.

Quando este mesmo sonho acontece com os vermes seguindo uma outra pessoa, é possível que a interpretação seja a de que você inconscientemente culpa aquela pessoa por algo relacionado aos seus sonhos.

Uma ferida não tratada

Possivelmente, uma das imagens mais assustadoras possíveis ao se sonhar com vermes é que estes animais estejam habitando sua própria pele e, sobretudo, os seus machucados. Essa é uma imagem forte, mas muito significativa:

Qualquer machucado é propenso a desenvolver infecções e vermes, se não for devidamente tratado. Quando chega a este ponto de contaminação, trata-se de um machucado que foi completamente negligenciado e chegou a um nível muito traumático de agravamento.

Na maior parte das vezes, este tipo de sonho é associado a problemas muito íntimos em sua vida, como uma relação que está completamente deteriorada em função da sua negligência. Muitas vezes, essas feridas afetadas por vermes também são associadas a traições ou outros problemas considerados “sujos”.