Significado dos Sonhos

Sonhar com velório: qual o significado?

Sonhar com velório é o tipo de situação que reflete o sentimento de despedida, encerramento definitivo de algo, em nosso imaginário. Obviamente, o aspecto mais evidente de um velório é a despedida em relação a uma pessoa querida de nossa vida, mas a interpretação de um sonho permite que se analise essa situação de maneiras secundárias.

É possível que o velório seja metafórico, demonstrando o rompimento e a despedida em relação a um certo projeto, sentimento ou relacionamento, por exemplo. A ideia de morte, embora tenha um único sentido para nossa vida de desperta, pode adotar diferentes maneiras de ser concebida durante um sonho.

Por isso, ao sonhar com velório, é importante considerar todas as opções de análise. Saiba quais são os possíveis significados de sonhar com velório, a partir interpretações típicas sobre o assunto:

Indicativo de saudade de alguém que já faleceu

Embora essa não seja a maneira mais comum de demonstrar saudades em relação a alguém que já faleceu, é possível que seu sonho possa ter um caráter literal, simplesmente demonstrando a falta que você sente de alguém.

Em geral, sonhos deste tipo remontam momentos felizes e relevantes com aquela pessoa enquanto ela ainda estava viva. É possível, no entanto, que o velório ou o momento de despedida tenha sido marcante o bastante em sua viva para se tornar uma situação a ser relembrada de seu passado.

Aceitação do encerramento de um projeto

Muitas vezes, sonhar com velório demonstra o encerramento de algum projeto específico de sua vida. É especialmente comum, por exemplo, que o sonho envolva o velório de alguém que faça parte deste projeto, ou que o relembre.

Um parceiro, um cliente, um investidor, ou – até mesmo – algum profissional relacionado ao desenvolvimento deste projeto de sua vida sendo velado podem ser uma representação do término definitivo dessa etapa. Neste caso, não se trata de um indicativo de que você deseje coisas negativas para essa pessoa – é apenas uma associação do indivíduo com o trabalho que era realizado.

Compreensão do término definitivo de um relacionamento

Outro sonho razoavelmente comum dentro desta temática é sonhar com velório de um namorado ou de uma namorada. Isso não significa que você gostaria que essa pessoa estivesse morta ou que você a odeie (na maior parte das vezes, ao menos).

A ideia de um velório torna a pessoa que está sendo velada e, em breve, enterrada, definitivamente inacessível. Não é possível retomar o contato, ou dar continuidade a qualquer tipo de situação com alguém que já faleceu, e este é o sentido que sonhar com velório de ex apresenta em sua vida: é a aceitação do rompimento definitivo.

Afastamento de certas ideias ou emoções

É possível, ainda, que um velório represente o seu afastamento em relação a algum conjunto de ideias ou de emoções que sejam muito presentes em sua vida atual. Da mesma maneira que os exemplos anteriores, o velório representa o fim dessas ideias através do velório de alguém ou algo que as represente.

O término de uma período de melancolia, ou a percepção de que estar dentro de algum movimento ideológico não combina mais com você podem ser traduzidos através de um sonho deste tipo, por exemplo.

Indicativo de um novo momento da vida

É bastante comum alguém sonhar com velório quando sente que sua vida adquire um novo rumo de maneira definitiva. Neste caso, o sonho diz respeito a uma despedida metafórica de hábitos e situações atuais.

Despedir-se de algo através de um velório simbólico abre espaço para um novo momento. Geralmente, neste caso, o velório acontece sobre uma pessoa genérica, uma pessoa que simbolize o passado que está sendo deixado para trás ou, em alguns casos, o velório de objetos físicos ou de você mesmo, enfatizando as características que serão “enterradas” a partir de então.