Significado dos Sonhos

Sonhar com vaca: o que significa?

Embora possa parecer um sonho inusitado, para muitas pessoas, sonhar com vaca não é tão raro assim. Na verdade, a imagem das vacas são razoavelmente bem construídas no imaginário popular, o que torna sua associação a sonhos e situações simbólicas bastante eficiente e razoavelmente natural para o nosso inconsciente.

Vacas são, por definição, animais tranquilos e passivos. Em um mundo em que são praticamente todas domesticadas no sentido rural, são seres dominados, com pouco poder de decisão. São um símbolo da passividade, mas também são símbolo de servidão a uma função previamente estabelecida.

Em geral, a vaca é um animal criado para o propósito de servir de alimento, especialmente em nossa sociedade. Isso faz com que nossa interpretação sobre o significado de sonhar com vaca varie de acordo com o contexto no qual a pessoa em questão está inserida. Para um vegetariano ativista, por exemplo, sonhar com vaca pode ter um contexto muito relacionado aos fatores que costuma combater.

Dependendo do tipo de influências às quais você se expõe, a vaca também pode adotar outros significados, como a ideia de animal sagrado em algumas religiões proeminentes na Índia.

Representação da exploração, para vegetarianos

Quem segue o vegetarianismo e assume a perspectiva ativista da questão certamente enxerga a criação atual de vacas como algo nocivo e eticamente questionável. Se este for o seu caso, sonhar com vaca pode representar exatamente tudo aquilo que você combate.

Nessa perspectiva, a vaca é a representação da perpetuação de uma forma predatória e cruel de produção alimentar, e pode assumir diferentes sentidos de denúncia e combate em seu sonho.

Representação de algo sagrado

Mesmo que você não siga o hinduísmo – religião na qual as vacas são consideradas seres sagrados – é possível que você tenha o suficiente de estímulos a respeito do assunto para que consiga elaborar um status “sacralizador” em relação ao animal. Se este for o caso, sonhar com vaca pode envolver uma temática sobre crenças religiosas, ou como um símbolo genérico sobre o que é sagrado para além de suas crenças mais típicas.

Representação de passividade ou natureza dócil

Algo praticamente inquestionável a respeito das vacas é a sua natureza dócil e passiva. Com a óbvia exceção dos touros – que são uma minoria da população bovina, dominada numericamente por vacas e bois, as vacas são seres tranquilos, que não atacam e não agridem. São facilmente controladas e pastoreadas.

Por isso, sonhar com vaca pode representar essa natureza dominante em seu comportamento – seja em um sentido benéfico ou prejudicial para o animal. Essa passividade pode ser uma metáfora em relação às suas próprias necessidades, indicando que você deveria ser mais dócil – ou exatamente o oposto, fazendo uma comparação entre você e a presa criada para atender as demandas alheias.

Ideia de presa

Sonhar com vaca pode ser uma representação da ideia de caça domesticada. Como já mencionado, a grande maioria destes animais no Brasil são criados com o destino de serem abatidos assim que tiverem massa corporal o suficiente. Em certa medida, são seres tratados apenas para servirem para um objetivo final.

Se seu sonho associa você ou alguém à ideia de uma vaca, essa pode ser a sua metáfora: a ideia de que você ou essa pessoa não possuem uma personalidade ou vontade próprias. Pode ser a percepção do inconsciente de que você está servindo apenas para beneficiar outras pessoas em seu trabalho, por exemplo.