Significado dos Sonhos

Sonhar com unha quebrada: o que significa?

Sonhar com unha quebrada não é algo exatamente corriqueiro para a maior parte das pessoas, mas é o tipo de temática pela qual muitas pessoas já passaram ao menos uma vez na vida enquanto dormiam.

Evidentemente, a conotação de uma unha quebrada é negativa: mesmo que você não cuide delas ou não tenha problemas estéticos com o fato de ela estar quebrada, a situação é – por si só incômoda. Uma unha quebrada pode doer, ficar sensível e causar machucados.

Em geral, considera-se um desleixo estar sempre com as unhas descuidadas – o que toma ainda mais importância caso você se importe com a aparência e a saúde das unhas. Nestes casos, sonhar com unha quebrada pode estar diretamente relacionado com a ideia de perda de confiança e insegurança frente à maneira como as outras pessoas enxergam você.

Entenda quais são as possíveis interpretações de sonhar com unha quebrada, e quais delas são mais adequadas para o seu caso concreto:

Sonhar com unha quebrada como sinal de desleixo

De maneira geral, a unha quebrada é uma representação de desleixo, que pode ser constante ou um simples acidente estético. Na maior parte das vezes, este tipo de sonho nada tem a ver com a unha em si, mas com a sensação de que você não dá a merecida atenção para cuidados básicos. Pode-se dizer que sonhar com unha quebrada pode ser um alerta inconsciente de que você precisa reservar um pouco de tempo para cuidar mais de si mesma.

Representação de trabalhos e responsabilidades muito árduos

O desgaste das unhas ao ponto de estarem quebradas e você não ter tempo que repara-las pode indicar seu estado emocional em relação às responsabilidades e ao estresse que essas atividades geram para você.

Em outras palavras, sonhar com unha quebrada pode ser um indicativo de que você está negligenciando cuidados próprios em função da alta carga de trabalho e responsabilidade que existe em sua rotina. Trata-se de um sonho especialmente comum para pessoas sobrecarregadas, que sentem estar passando por situações que são insustentáveis para a saúde.

Indicativo de insegurança

Muitas vezes, a ideia de sonhar com unha quebrada está relacionada com a insegurança e com problemas de auto-imagem. Este tipo de situação é muito mais comum para as pessoas que dão valor à aparência física e aos cuidados com as unhas.

Normalmente, este tipo de pressão vem da ideia de que as pessoas julgam seu desleixo e, sendo a unha um detalhe visual, ela indica que você se sente constantemente observada. Além de sentir a pressão dos julgamentos externos, o fato de estar com a unha quebrada indica que você não sente estar à altura de tanta observação, indicando problemas em relação à auto-estima.

Sonhar com a remoção das unhas

Sonhar com a remoção total das unhas segue uma lógica semelhante à anterior. Trata-se da ideia da retirada da confiança, da transformação de si mesmo em algo esquisito, assustador. Caso ela reja removida contra a sua vontade, isso pode indicar que você sente que alguém parece trabalhar fortemente em um processo de abalar própria confiança.