Significado dos Sonhos

Sonhar com trem: qual o significado?

Embora os trens não sejam o meio de transporte mais comum no Brasil, sonhar com trem é algo que acontece com certa frequência entre as pessoas, e sua riqueza simbológica faz com que as análises sobre o significado deste tipo de sonho sejam bastante interessantes.

O trem é uma grande máquina que segue o seu caminho através dos trilhos pré-estabelecidos para ele. Isso significa que todo trem possui um caminho para percorrer antes mesmo de iniciar sua jornada – é algo com seu destino traçado.

Além disso, é claro, trata-se de um meio de transporte que anda apenas para frente e em alta velocidade, o que garante várias analogias a serem realizadas com nossa própria vida. É útil considerar, também, qual o significado que um trem apresenta para você, individualmente, para além dos sonhos propriamente ditos.

Confira quais são as principais interpretações sobre o que significa sonhar com trem, e como este sonho pode ser analisado para o seu caso:

Seguindo o caminho correto

Uma característica típica de trens é o fato de ele sempre seguir o seu caminho. Em inglês, é muito comum a expressão “being on the right track”, que significa “estar nos trilhos corretos”. No caso de um trem, seu caminho é definido e claro – ou ele segue os trilhos corretamente, ou está seguindo pela direção errada.

Sonhar com trem, neste aspecto, pode fazer uma referência direta a essa ideia de seguir corretamente os nossos planos – ou o oposto, a depender do caso.

Simbologia para destino

Outro fator marcante a respeito dos trens são os trilhos. Metaforicamente falando, os trilhos são a determinação definitiva do futuro que espera ser seguido. Os trilhos representam o próprio destino de um trem, que nada pode fazer senão seguir aquilo que foi traçado para ele.

Em nossos sonhos, sonhar com trem pode indicar que sentimos estar seguindo um caminho já traçado, algo para o que fomos predestinados sobre o que temos poucas escolhas verdadeiramente individuais.

Sugestão de desejo de viajar

Trens estão entre os meios de transporte mais icônicos que habitam nosso imaginário. As referências culturais fazem questão de mostrar os trens cruzando longas distâncias e seus passageiros observando tranquilamente pela janela a paisagem que está passando.

Por isso, é muito comum que a ideia de viagem esteja associada aos trens – mesmo que você não vá utilizá-lo em seu destino. Neste sentido, sonhar com trem pode ser uma maneira de demonstrar que você tem vontade de viajar, ou pode representar a expectativa em relação a uma viagem já marcada.

Possível cenário estético

Principalmente quando falamos de trens antigos e charmosos, do tipo que vemos normalmente em filmes que ocorrem no passado, é possível que o trem sirva mais como um cenário de um tempo que já passou do que como um meio de transporte propriamente dito, em seu sonho.

É necessário considerar que nossos sonhos surgem a partir de nossas referências recorrentes, e elas podem influenciar o cenário onde as coisas acontecem, em nossos sonhos. Por isso, é necessário levar em consideração se o trem efetivamente possui algum tipo de significado, ou trata-se apenas de um cenário criado a partir de influências recentes relacionadas a trens.


3 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O AMOR!