Significado dos Sonhos

Sonhar com tigre: o que quer dizer?

Sonhar com tigre pode revelar aspectos muito interessantes sobre as pessoas que tem esse tema presente em seu imaginário. Tradicionalmente, o tigre é um animal poderoso, forte, inteligente e soberano. É o topo da cadeia alimentar nos lugares onde habita, e é o maior entre todos os felinos.

O tigre é, também, mais misterioso e exótico que um leão. Diferentemente do parente felino com juba, não é o rei da floresta e não é um ser social: é um ser que age individualmente, com raras aparições.

Por isso, é comum que tigres representem aspectos muitos mais misteriosos e, não raras vezes, sensuais a respeito de sua personalidade ou imaginário. Sonhar com tigre está diretamente associado ao contexto no qual você se insere, que acaba formulando um imaginário habitado por uma série de particularidades.

Saiba mais sobre os possíveis significados de sonhar com tigre, e suas principais interpretações:

Símbolo de poder

Como símbolo de poder, os tigres representam uma autoridade incontestável. Embora os leões sejam associados à realeza, os tigres apresentam um ar muito mais pomposo e nobre, e certamente são tão inquestionáveis quanto os outros felinos, nos ambientes em que são os predadores.

Na própria cultura popular, é comum associarmos tigres à ideia de poder. A construção deste imaginário pode ser apontada, por exemplo, para o filme Scarface, que imortalizou a ideia de um “tigre de estimação” como símbolo máximo da excentricidade do poder. Domesticar um tigre indica que o indivíduo dominou o animal mais dominante que se pode imaginar, tomando um nível ainda mais alto de poder.

O tigre como poder individual

Diferentemente de leões e outros animais dominantes em seus ambientes, tigres são solitários. Por isso, é comum que pessoas que se sintam sozinhas, em certos momentos da vida, sonhem sobre si próprias associadas à imagem de um tigre.

Nestes casos, há uma característica de percepção de solidão somada à compreensão de um grande potencial ou ferocidade. Trata-se de um sonho especialmente comum para pessoas que sentem que estão sozinhas por afastarem as outras – neste sentido, representam-se como o animal agressivo e feroz, que tem por natureza o ato de isolar-se.

Sonhar com tigre como ícone de sexualidade

Assim como praticamente todos os felinos, os tigres são muito facilmente associados à sensualidade e ao sexo. É especialmente comum que a associação a felinos esteja voltada ao sexo feminino. Não à toa, é comum que padrões que representam a aparência da pelagem de tigres sejam reproduzidos em roupas íntimas de caráter mais sensual, por exemplo.

O tigre como um risco, um obstáculo

Se você quer chegar a algum lugar e há um tigre no meio do caminho, isso obviamente não é um bom sinal. Sonhar com tigre como um obstáculo que você precisa enfrentar até chegar ao seu objetivo final pode representar como você se sente em relação a influências externas sobre seu trabalho, ou outros aspectos de sua vida.

Um tigre é um inimigo formidável. É forte, poderoso, ágil e agressivo – além disso, tende a passar uma imagem respeitável. Isso indica que você respeita e, em certa medida, teme aquilo que precisa enfrentar para alcançar seus objetivos atuais.

Elemento de ferocidade

Não é à toa que, na língua portuguesa, existe a figura de linguagem que conta que alguém “virou um tigre” quando ficou sabendo de certa notícia que a desagradava. Uma expressão visivelmente boba, como essa, demonstra parte da construção de nosso imaginário sobre este animal: o tigre é feroz, descontrolado e violento.

Neste sentido, sonhar com tigre pode representar suas próprias emoções – ou as emoções de alguém – que estejam agressivamente voltadas em relação a algo. O animal, neste caso, pode ser a materialização deste conjunto de sentimentos que pode atacar alguém (incluindo você) como símbolo dos riscos de emoções tão agressivas.