Significado dos Sonhos

Sonhar com tia: o que significa?

Antes que se possa analisar o que significa sonhar com tia, é absolutamente importante definir quais são os parâmetros que devem ser analisados neste tipo de sonho. Por um lado, a ideia de sonhar com tia é intimamente associada às concepções ligadas à família, proximidade e – em alguns casos – ao imaginário da maternidade. Por outro, a imagem de uma tia impõe certo distanciamento, como uma espécie de versão afastada da representação de maternidade.

Ao mesmo tempo, é possível que essas concepções gerais sejam completamente subvertidas nos casos em que a configuração familiar foge um pouco daquilo que se considera “tradicional”. Para muitas pessoas, sonhar com tia pode ter o mesmo significado que sonhar com mãe, dada a proximidade e relação de afeta. Para tantas outras, a representação de tia pode ser tão distante que nem mesmo faz parte do imaginário familiar.

Por isso, para saber o que sonhar com tia realmente significa para você, especificamente, é absolutamente importante considerar qual o significado da em questão, para você. É apenas com o estabelecimento dessa característica que você poderá avaliar quais das interpretações a seguir encaixam-se para o seu caso:

Representação ampla de família

Sonhar com tia é sonhar com alguém de sua família que apresenta as características tipicamente associadas à maternidade – e isso é especialmente verdade se ela tem filhos. No entanto, a despeito do evidente laço familiar que você possui com ela, essa pessoa não faz parte do seu núcleo familiar.

Por isso, é provável que a presença de uma tia em um sonho fale sobre família de uma forma geral. Em outras palavras, é possível que ela seja uma representação de sua família em um contexto amplo, em alguma situação de sua vida.

Por exemplo: estar brigando com sua tia pode representar seu afastamento em relação a toda a sua família menos íntima.

Indicativo de raízes, pertencimento

Caso você tenha uma ligação forte com sua família, é bastante provável que sonhar com tia demonstre o pertencimento que você possui com aquelas pessoas. Normalmente, nossa relação de pertencimento com pai, mãe e irmãos é muito óbvio, e nem é algo profundamente refletido.

Quando sua tia representa o quanto você faz parte de um lugar, no entanto, há uma clara mensagem quanto à ideia de pertencer a algo muito maior, e estar sob uma proteção muito mais ampla do que simplesmente a concepção de núcleo familiar direto.

Representação de algo familiar, mas não necessariamente próximo

Para as pessoas que não são exatamente ligadas na relação familiar com suas próprias tias, é mais provável que seu subconsciente tenha escolhido essa figura justamente em função dessa relação tênue.

Imagine o exemplo de estar em um local ou viver uma situação em que sua tia está presente. A presença dela indica que esse local ou situação é familiar, não é exatamente estranho para você. Provavelmente, exista até mesmo uma ligação importante entre você e tal circunstância. Por outro lado, ele não é familiar ou próximo o suficiente para que você o reconheça sem uma certa estranheza.

Sonhar com tia muito próxima

Existem muitas pessoas para as quais sonhar com tia é quase um sinônimo de sonhar com a própria mãe. Para essas pessoas, sua tia faz parte tão integral de seu processo de criação e aprendizado, que todos os sentimentos aos quais ela remete são iminentemente maternos.

Cabe compreender, neste caso, o sonho de maneira muito semelhante a um sonho tradicionalmente ligado às mães. As principais ideias são relacionadas à proteção, afeto e laço poderoso.

Em alguns casos, aliás, é possível que o sonho coloque essa tia em questão ao lado de sua própria mãe, demonstrando a importância equivalente que essas duas figuras apresentam em sua vida.