Significado dos Sonhos

Sonhar com terra: o que quer dizer?

Sonhar com terra é um tipo de sonho cheio de simbologias em nosso imaginário. A terra representa, por óbvio, um papel central em nossas vidas. É sobre ela que vivemos, que construímos nossas casas e que seguimos por nossos caminhos – sejam eles literais ou metafóricos.

Além disso, é na terra que crescem quase todos os nossos alimentos – ou os alimentos que servem para nutrir outras espécies de animais. Por pedaços de terra, diversas guerras foram travadas, e incontáveis pessoas dedicaram sua vida para trabalhar sobre ele.

Por isso, embora sonhar com terra possa ter uma representação completamente simples e, em certa medida, quase poética, é necessário compreender que sua simbologia é extremamente relevante imaginário, mesmo que você seja uma pessoa completamente urbana.

Saiba quais são as possíveis interpretações de sonhar com terra, e qual o tipo de significado que pode ser extraído disso:

A fundação de algo

Como mencionado anteriormente, a terra é o elemento sobre o qual todas as outras coisas são construídas. Fisicamente, isso é bastante óbvio. Metaforicamente, isso nem sempre é percebido. Por vezes, pensamos que nossos valores e crenças são construídos de forma absolutamente abstrata e independente da realidade.

Sonhar com terra pode ser um indicativo de nossa subconsciência de que até mesmo o mais abstrato de nossos valores é formado a partir de referências do mundo terreno. Em alguns casos, o sonho pode ser um indicativo de que você deve retomar estes hábitos mais fundamentais em sua vida, por ter, por algum motivo de afastado daquilo que considerada a “fundação” de sua personalidade.

Indicativo de estabilidade

A terra também é um elemento de estabilidade. Quando sonhamos com a água ou com o ar, como na ocasião de estar voando, por exemplo, é possível que a perda de controle seja um desfecho bastante característico.

Ao sonhar com terra, no entanto, trata-se de algo sólido, estável. A terra tem limites – é impossível continuar caindo depois que ela é encontrada, ou seguir em frente se ela estiver em seu caminho.

Representação do mundo terreno

Tradicionalmente, existe uma interpretação um tanto quanto dualista em relação aos elementos água e terra no contexto dos sonhos. As escolas mais tradicionais de significados consideram que a água é uma representação de nossas emoções, de nosso subconsciente. Se a água representa estas características abstratas de nossa existência, a terra representa – em contraposição – o mundo terreno, aquilo que é sólido.

Neste sentido, a sonhar com terra costuma ser interpretado como um indicativo de que seu sonho não está mais tratando de suas emoções, mas de fatos e pessoas que ocorrem no mundo desperto.

Símbolo para o caminho a ser seguido

Outro indicativo bastante tradicional para o que significa sonhar com terra é a ideia metafórica de caminho. Se a terra representa o mundo não abstrato, é evidente que é sobre ela que precisamos percorrer para chegarmos ao local desejado.

Por isso, é importante observar quais são as condições da terra que cerca você. Grande erosões, buracos e poças podem indicar que você sente que o seu caminho parece cada vez mais difícil de ser percorrido.

Representação nostálgica

É comum que, ao longo de nossas vidas, uma transição seja realizada para um comportamento cada vez mais urbano e distante da terra como um elemento presente em nossas atividades. Quando somos crianças, brincar com terra é algo comum e recorrentes – ela pode ser moldada e transformada nos mais diversos cenários que se pode imaginar.

Por isso, sonhar com terra como um indicativo de nostalgia é mais comum do que a maior parte das pessoas pode imaginar. Isso não significa, é claro, que você necessariamente sinta falta de estar em contato com a terra. Na maior parte das vezes, essa nostalgia diz respeito ao período mais descompromissado em sem pressões que remonta essa etapa de nossas vidas.