Significado dos Sonhos

Sonhar com sua própria morte: o que significado?

Sonhar com sua própria morte pode ter uma série de significados distintos. Para muitas pessoas, a representação pode ser quase literal, indicando o medo de que a vida acabe, ou o medo de que sua existência não tenha mais um propósito relevante.

Por outro lado, sonhar com sua própria morte pode dizer respeito às várias metáforas que o tema representa. Pode ser a representação de um ciclo em sua vida, a falha em relação a algum projeto vivo até então, ou o término de um relacionamento. Em outra perspectiva, a morte pode indicar o término de algo muito representativo para você, como um hábito, um vício ou uma atividade recorrente.

Por isso, é importante contextualizar o significado de sonhar com sua própria morte com base nos momentos que você atravessa em sua vida atual. Confira quais são as principais interpretações sobre o assunto, e o que este tipo de sonho possivelmente indica a seu respeito:

Sensação de fracasso em relação aos projetos

Muitas vezes, sua morte indica o fim de algo sobre o que você dedicou grande esforço (representado por sua própria vida). Um projeto, um emprego, uma relação ou qualquer outra atividade para a qual você tenha se dedicado intensamente podem representar estes fracassos que são ilustrados a partir da própria ideia da morte.

Medo da morte

Em uma perspectiva muito mais literal, sonhar com sua própria morte pode representar o medo que você sente em relação a este momento que simplesmente é inevitável na vida de todas as pessoas.

Este tipo de sonho é especialmente comum para pessoas que percebem os efeitos do envelhecimento em sua vida, ou que recém descobriram a existência de alguma doença que as assusta. Pode ser interpretado, portanto, como um alerta sobre a necessidade de aprender a lidar com este fato.

Medo de perder a importância em sua vida

Outra forma de “morrer” em um aspecto social é simplesmente não ter mais importância frente aos desafios que até então definiam sua própria existência. Exemplo comum disso é sonhar com sua própria morte quando você percebe que seus filhos são independentes, ou que há menos dependência do mundo ao seu redor em relação aos seus atos.

Esse sentimento pode ser difícil de ser aceito por pessoas que se acostumaram a tomar um papel de centralidade nas relações interpessoais, por exemplo.

Fim de um ciclo para o início de outro

Para muitas pessoas, sonhar com sua própria morte pode ser a representação do fim de quem você é até então, para dar renascimento a uma nova fase de sua vida. Normalmente, este tipo de sonho enxerga, na morte, o término de algo negativo, e há um certo afastamento em relação a si mesmo.

Exemplos deste tipo de sonho são aqueles nos quais é possível enxergar a si mesmo morto, acompanhando uma certa sensação de “leveza” e liberdade. Na grande maioria dos casos, essa perspectiva é interpretada como algo positivo.

Representação do fim de um hábito comum para você

Muitas pessoas enxergam, na ideia de morte, a representação de uma parte habitual de sua própria vida. Isso é especialmente comum em hábitos como o tabagismo, que ocupam grande parte do tempo e da vida do indivíduo. Quando você sente ter superado tal hábito, é comum que o sonho apresente uma espécie de morte, que ilustra o fim da permanência deste hábito próximo a você.

Término de uma relação

O término de uma relação também pode levar alguém a sonhar com sua própria morte. Nestes casos, é comum que a outra pessoa esteja velando seu corpo, passando uma ideia de despedida definitiva, uma união que nunca mais poderá ocorrer.