Significado dos Sonhos

Sonhar com sua antiga casa: o que quer dizer?

É muito comum uma pessoa sonhar com sua antiga casa, e não é difícil entender as motivações para que isso aconteça. Uma casa antiga é, normalmente, recheada de memórias que remontam aquele período de sua vida. Pode-se exercitar toda a nostalgia, as expectativas, sonhos e medos do período no qual você viveu por lá.

Se você mudou bastante de residência ao longo de sua vida, é provável que associe cada casa com a fase de sua vida correspondente a ela. Para muitas pessoas, certa casa representa sua infância, enquanto outra indica o período da adolescência, por exemplo.

Retomar este tipo de memória geralmente está relacionado a reviver algo que remete ao período em questão: pode ser desde um aspecto de sua vida desperta que lembrou você daquela casa, quanto um verdadeiro desejo de retornar ao passado para fugir de seus compromissos atuais.

Entenda quais são as principais interpretações sobre sonhar com sua antiga casa:

Reviver memórias daquele período

Como mencionado anteriormente, é absolutamente comum que as pessoas liguem certa casa ao período da vida no qual você esteve por lá. Um exemplo muito característico disso é ligar a casa de seus avós à ideia de infância e férias, caso você passasse parte das suas férias infantis por lá.

Qualquer que seja o período da vida que a antiga casa em seus sonhos retome para você, trata-se do desejo (ou da necessidade) de reviver um certo período. Normalmente, esse tipo de situação acontece quando alguma coisa em nossa vida desperta referencia o período em que vivemos naquela casa.

Exemplo de retomar alguma memória associada a uma casa é comer uma fruta que era produzida por uma árvore no quintal de sua antiga casa. Esse tipo de situação revive essas memórias de maneira intensa, retomando vários de seus aspectos.

Nostalgia de período passado

Sonhar com sua antiga casa pode ser um indicativo do quanto você gostaria de retornar ao período em que aquele local fez parte de sua vida. Por fazerem parte de nossa contextualização de um período de maneira muito intensa, é comum que a casa antiga seja o primeiro elemento lembrado para tentar remeter nosso imaginário a um período que já passou.

Nestes casos, sonhar com sua antiga casa demonstra o desejo de sair de sua realidade atual e reviver os sentimentos ou preocupações daquele tempo passado que – normalmente – é muito menos compromissado e problemático do que o atual.

Em algumas ocasiões, este sentimento de nostalgia pode tratar do desejo de reviver as amizades e laços com pessoas que faziam parte daquele período de nossas vidas.

Saudades de alguém que já faleceu

Muitas vezes, sonhar com sua antiga casa é uma oportunidade de sonhar e reviver momentos nos quais pessoas que já partiram – e que você costuma associar a este lugar – participavam de forma intensa de sua vida.

Exemplo disso é sonhar com a casa de seus pais quando eles já faleceram. A casa, neste caso, nada mais é do que um cenário que fortalece sua capacidade de se lembrar deles de maneira mais intensa. Neste caso, o fator para o qual você deve dar atenção é a presença de seus pais, e o que isso representa em sua vida.

Desejo de retornar à infância

A infância é um período que – para a maior parte das pessoas – carrega muito menos cobranças, responsabilidades e riscos conhecidos. Sonhar com sua antiga casa pode ser uma representação do quanto você gostaria de retornar a este período de sua própria vida, sem as pressões, cobranças e obrigações que existem em sua vida atual.

É um sonho especialmente comum para pessoas que vivem um período de muito estresse e cobranças em suas vidas.