Significado dos Sonhos

Sonhar com separação: o que significa?

Sonhar com separação certamente está entre as temáticas de sonho mais frutíferas no que diz respeito à variedade de interpretações possíveis sobre este imaginário. A separação é, naturalmente, algo que causa algum tipo de trauma. Isso não quer dizer, no entanto, que ela seja necessariamente ruim – para algumas pessoas, a separação pode ser algo desejado há muito tempo, por exemplo.

Não bastasse as complexidades já envolvidas em separações do mundo desperto, ainda é necessário considerar fatores metafóricos que essa separação pode representar, em um sonho. Se, na vida desperta, ela diz respeito ao rompimento de um relacionamento, nos sonhos ela pode ser o rompimento para vários outros aspectos ou, até mesmo, a conclusão súbita de algum projeto que nem mesmo envolve pessoas.

De maneira geral, pode-se dizer que sonhar com separação é sonhar com o término de algum tipo de compromisso – seja ela com pessoas, com ideias, com projetos ou, até  mesmo, com algum emprego. Por isso, além de ler as mais tradicionais interpretações sobre o que significa sonhar com separação, a seguir, é necessário levar em conta os aspectos individuais de sua vida.

Saiba o significado de sonhar com separação, e quais as características para as quais este tipo de sonho está apresentando:

Sensação de alguma parte sua que se torna cada vez menos proeminente

Muitas vezes, sonhar com separação não é uma temática que diz respeito a outras pessoas. Nossos compromissos podem ser firmados com nós mesmos, com nossas crenças e com nossas expectativas. Neste sentido, romper alguma destas coisas que – até então – julgávamos ser parte de quem somos, pode associar-se à ideia de separação em algum sentido.

Nestes casos, é comum que a pessoa de quem nos separamos seja mais abstrata ou não reconhecível, ou seja alguém que compartilhe dessas ideias ou características das quais você está se afastando. Trata-se de um sonho especialmente comum para quem assume algum posicionamento distinto do que tinha até então.

Reflexo de preocupações em sobre algum relacionamento

Em alguns casos, sonhar com separação é, de fato, um sonho sobre separação de algum relacionamento – seja ela amoroso ou de amizade. Muitas vezes, o sonho não indica que você queira se separar da pessoa, de maneira literal, mas que você percebe existir algo de errado que precisa ser resolvido para evitar um desfecho ruim.

Sugestão inconsciente de alguma mudança necessária

Separação é um conceito que envolve, sobretudo, mudança. A quebra de um compromisso assumido indica que aquilo que ocorria até então e era esperado no futuro não acontecerá mais. Neste sentido, sonhar com separação pode ser um indicativo de que você percebe que existem algumas mudanças necessárias em sua vida, e algo deve ser feito a respeito disso.

Nestes casos, a sensação mais comum é de que você está fazendo algo positivo com aquela separação. Também se trata de um tipo de sonho que geralmente envolve uma pessoa genérica, ou alguém que represente este status quo que precisa ser quebrado.

Término de algum projeto

Projetos intelectuais, afastamento de um emprego ou, até mesmo, o término de algo para o que você dedicou bastante tempo – como livros e jogos – podem fazer você sonhar com separação. Isso ocorre porque muitos elementos tornam-se parte constante de nossas vidas durante muito tempo, e o encerramento do período de envolvimento representa uma quebra de compromisso com efeitos tipicamente associados a um término de relacionamento.

Abandono de certos compromissos

Em alguns casos, sonhar com separação pode representar, na verdade, um afastamento em relação a certos compromissos. Nem toda separação culmina em um momento específico com uma longa conversa que oficializa o término – muitas delas simplesmente são esvaziadas pelo afastamento. Essa pode ser uma representação bastante significativa quando você sente estar negligenciando algo ou alguém.