Significado dos Sonhos

Sonhar com seios: o que quer dizer?

A interpretação de sonhar com seios pode ser dividida em dois segmentos principais para a sua compreensão. O primeiro deles está relacionado às questões da maternidade e da nutrição: neste caso, percebe-se no seios o mantenedor da vida, o sustentador do crescimento, a ligação com a família e, até mesmo, a ideia de segurança e fonte de proteção.

Por outro lado, há a perspectiva mais sexualidade de sonhar com seios. Tradicionalmente, enxerga-se nos seios femininos uma zona de interesse sexual, uma perspectiva erógena e – até mesmo – uma ideia de censura por caráter sensual. Não à toa, as roupas íntimas e de banho feitas para mulheres incluem a proteção dos seios e dos mamilos, enquanto homens não possuem uma peça equivalente ao sutiã para proteger uma zona que – exceto um certo acúmulo de gordura que proporciona volume na região – é basicamente idêntica nos dois gêneros.

Ao se tratar de interpretação do significado de sonhar com seios, é prudente considerar as duas opções até você considerar qual delas é mais provável dentro do seu contexto de vida e do próprio desenvolvimento do sonho. É bastante provável que a explicação de seu sonha possa ser encontrada em uma das seguintes perspectivas sobre o tema:

Representação da maternidade

O significado mais tradicional de sonhar com seios é a referência à maternidade. Neste caso, pode-se compreender o sonho tanto através da mulher percebendo-se enquanto mãe, quanto de qualquer outra pessoa em busca do seio materno em uma alusão a proteção e potencial de desenvolvimento.

Indicativo de energia ou qualidades femininas

Não apenas os aspectos da maternidade podem levar alguém a sonhar com seios. Em algumas situações, preocupações com a sensualidade, com a forma física e com características tipicamente compreendidas como “femininas” podem estimular este tipo de sonho.

Homens também podem sonhar com seios neste sentido, especialmente tratando-se daquilo que Carl Jung chamava de “Anima” – uma representação de seu reflexo feminino, identificado pelos seios, neste caso.

Indicativo de que você se sente exposta por algum motivo

Mulheres aprendem, ao longo de sua vida, a esconderem seus seios de diversas maneiras. Enquanto o chamado “decote” é aceitável, a exposição dos mamilo e dos seios por completo parece ser uma situação escandalosa, e é natural que este tipo de insegurança seja refletida para seus sonhos, mesmo que você a entenda como incoerente.

Neste caso, a ideia geral é de exposição. Sonhar com seios desprotegidos ou expostos em público pode ser uma referência ao medo de ter seus segredos e desejos mais íntimos revelados para um grande público, enquanto deveria estar “guardados”.

Insegurança em relação aos próprios seios

Outra interpretação bastante comum para sonhar com seios – especialmente para mulheres ainda adolescentes, ou aquelas que são bastante inseguras em relação à própria aparência – é a da insegurança física.

Mulheres e homens costumam sonhar com bastante frequência a respeito de seus atributos físicos considerados mais importantes na constante exigência por sensualidade e beleza física proposta em vários tipos de referências da cultura popular. No caso das mulheres, sonhar com seios, com as pernas, com a bunda e, até mesmo, com gordura ou magreza estão entre as temáticas mais comuns nas fases de desenvolvimento de um corpo adulto.