Significado dos Sonhos

Sonhar com sapatos: qual o significado?

Embora sonhar com sapatos seja bastante comum, não é o padrão destes sonhos que os sapatos sejam o elemento principal do que acontece. Por isso, quando os sapatos “protagonizam” a história, sempre ficamos curiosos em relação aos significados e possíveis interpretações sobre o assunto.

A verdade é que a interpretação do significado de sonhar com sapatos depende de uma série de fatores, uma vez que eles podem representar nossa segurança, nossa estabilidade, nosso desgaste e, até mesmo, a realidade na qual estamos inseridos.

Por isso confira as diferentes formas de analisar o que significa sonhar com sapatos:

Sonhar que está usando sapatos

Quando o fato de você estar usando calçados em um sonho é algo relevante, isso pode ser uma representação da importância de “estar com os pés no chão”. Embora possa parecer um contra-senso, usar sapatos representa que estamos preparados para caminhar sobre o solo.

Além disso, é importante considerar os aspectos a respeito do sapato que você está utilizando: eles podem estar muito apertados ou muito soltos, por exemplo. Além disso, pode haver danos e desgastes a ele, ou ele pode apresentar uma série de características que sejam muito chamativas para você.

Sonhar que não está usando sapatos

Muito mais comum entre as temáticas dentro de sonhar com sapatos, a ideia de você estar descalça pode ter seus próprios significados. Por um lado, pode indicar maior espontaneidade e menos preocupações com certos cuidados e preparos.

Por outro, pode indicar superexposição a riscos externos. Neste caso, não usar calçados pode indicar que você sente não ter a proteção ou os recursos necessários para seguir o seu caminho, e que isso pode gerar diversos danos a você.

Trocar os sapatos

Ao sonhar com sapatos – assim como sonhos em que se troca as peças do vestuário, de forma geral – é comum que você associe as trocas com mudanças de situações, emoções ou sentimentos em sua vida.

Essa correlação, por óbvio, depende daquilo que está efetivamente acontecendo em sua vida desperta. Se você sente insatisfação quanto a um relacionamento, ou se houve alguma briga recente, trocar de sapatos pode indicar que você sente estar pronta para seguir o caminho com um outro par, por exemplo.

A mesma analogia pode ser realizada com mudanças no ambiente de trabalho, mudanças de opinião e crença, ou até mesmo com a aceitação de perda de uma pessoa querida,  por exemplo. Geralmente esses sonhos são acompanhados de outros elementos que podem tornar mais fácil a identificação do assunto que está sendo tratado pela metáfora em questão.

Sonhar com sapatos inapropriados para seus pés

Quando sonho demonstra que você não está usando um sapato adequado para você, isso pode ser um indicativo de despreparo, desconforto ou constrangimento em algum nível por algo que esteja acontecendo em sua vida.

Muitas vezes, os sapatos também podem demonstrar algum fator relacionado à responsabilidade sobre algo. Sapatos muitos grandes podem indicar que você não sente ter o tamanho necessário para ocupar aquela posição, enquanto os sapatos muito apertados podem indicar que você sente suas responsabilidades pequenas demais para o que você é capaz de cumprir, por exemplo.

Perder ou esquecer os sapatos

Outra ação razoavelmente ao sonhar com sapatos é a ideia que você perdeu seus sapatos, ou que os esqueceu em algum lugar. Nestes casos, a interpretação mais coerente a ser realizada é a associação com a ideia de responsabilidade.

Em geral, isso indica que – por um erro seu – você não conseguirá seguir o seu caminho de maneira apropriada ou eficiente. É um tipo de sonho mais frequente para pessoas que recebem novas responsabilidades, ou que não se sentem confiantes em relação ao trabalho que realizam.