Significado dos Sonhos

Sonhar com santo: o que significa?

Sonhar com santo é o tipo de sonho que precisa ser devidamente contextualizado para que seus significados não sejam interpretados incorretamente. Este tipo de percepção é necessário, pois o significado de um santo possui aspectos culturais, religiosos e ficcionais, a depender do tipo de contexto no qual você vive, de suas crenças e de sua inserção dentro de um certo meio social.

Por isso, para analisar o que sonhar com santo provavelmente significa em sua vida, é necessário avaliar quais das interpretações a seguir são mais adequadas ao seu contexto, e quais deles correspondem às situações pelas quais você está passando atualmente.

Entre as principais análises para avaliar qual é o significado deste tipo de sonho para você, destacam-se:

Representação de sua devoção em um certo santo

Se você crê em uma religião que adora santos, é possível que sonhar com santo seja uma referência a alguma dessas divindades que você tenha alguma devoção em especial. Isso é especialmente verdade quando você passa por um certo momento da vida em que a crença neste santo é útil para seus objetivos.

Exemplo clássico disso é uma pessoa católica sonhar com Santo Antônio quando está buscando um casamento, ou está preocupada em relação ao próprio casamento. Neste caso, o santo que aparece em seu sonho simplesmente traduz uma preocupação que ele tradicionalmente representa no imaginário popular.

Expectativa de um milagre em sua vida

A despeito da preocupação religiosa que envolve os vários santos através de religiões que acreditam ou não nestas imagens, a compreensão dos santos é suficientemente difundida no imaginário popular para que sua principal “habilidade” iconoclasticamente reconhecida por todos: a capacidade de fazer milagres.

Neste sentido, é possível que sonhar com santo simplesmente represente o seu desejo interno de que algum milagre acontecesse para resolver “magicamente” todos os problemas que parecem cada vez mais presentes em sua vida.

Reconhecimento de que seus problemas só podem ser resolvidos com o auxílio divino

Quando a situação de um certo problema em nossa vida é muito desesperadora, é comum utilizarmos a expressão que diz que “só um milagre pode resolver” aquele problema. Sonhar com santo pode ser uma referência ao quão desesperada é uma certa situação em sua vida, indicando que apenas uma intervenção divina poderia resolver o seu problema atual.

Indicativo de uma falsa fé

Muitas religiões – sobretudo cristãs – enxergam na imagem de santos um dos maiores problemas relacionados à religião católica tradicionalmente difundida no Brasil. Para essas e várias outras religiões, a adoração de santos é uma representação de uma fé falsa e problemática.

Por isso, pessoas muito religiosas podem substituir a imagem dos “milagres” tipicamente associada aos santos em nossa cultura, pela imagem do inimigo, da fé falsa e tentadora que promete coisas através de adorações nocivas. Obviamente, este é um tipo de sonho muito mais comuns para pessoas que estejam especialmente inseridas em um contexto religioso que ativamente critique a apresentação dessas imagens.

Representação de uma pessoa muito pura

Para fora da concepção religiosa propriamente dita, o longo período de colonização e assimilação da cultura europeia no Brasil permitiu a incorporação de várias expressões a religião predominante no período para a nossa própria língua.

Dizer que uma pessoa é uma santa, por exemplo, foge da concepção religiosa, permitindo auferir que uma pessoa é muito pura e que merece ser recompensada por tudo aquilo que faz em sua vida.

Uma pessoa que faz de tudo para ajudar os outros

Outra concepção tipicamente associada à ideia de dizer que uma pessoa é santa, é referir-se a uma pessoa que parece dedicar sua vida a ajudar os outros sem pedir nada em troca. Neste caso, sonhar com santo pode ser uma maneira de lembrar você de uma pessoa que parece reunir essas características tão positivas.