Significado dos Sonhos

Sonhar com roupa: o que significa?

Sonhar com roupa é, por óbvio, algo muito relevante na vida das pessoas. As roupas que você veste em um sonho pode representar um aspecto seu que você escolhe mostrar ou esconder publicamente. Isso porque o vestuário reflete traços de nossa personalidade e de nossas preocupações.

Além disso, os significados que podem ser atribuídos ao vestuário são quase ilimitados a partir de análises mais específicas. Questões como quais partes do corpo são cobertas ou expostas, quais as cores dessas roupas, quão bem adaptadas ao seu corpo elas estão, qual o material, qual a coerência entre a roupa e a temperatura do sonho, são exemplos de quais conclusões podem ser feitas a respeito de como você se sente emocionalmente, neste momento da vida.

Isso ocorre porque a roupa possui uma função prática, que é vestir e proteger, e uma função muito mais abstrata que realizamos mesmo de maneira inconsciente, que é comunicar algo a respeito de nós mesmos. Neste sentido, sonhar com roupa pode ser uma representação livre de nossa própria expressão, sem amarras em relação ao que efetivamente temos em nosso guarda-roupa, ou ao que temos coragem ou não de expor na vida desperta.

Sonhar com roupa diferente do seu estilo

Usar roupas que você normalmente não utilizaria em sua vida desperta, ou alguma peça que não sirva muito bem em você tende a sugerir que você se sente realizando as funções de outras pessoas, ou fingindo ser alguém que não é.

Quando há a percepção de que essas roupas não são aquilo que deixa você confortável, a tendência é que isso represente o sentimento de que você não está sendo verdadeira consigo mesma.

Sonhar com roupa inadequada para alguma situação

Roupas que não parecem apropriadas para a situação que acontece no sonho, por sua vez, podem indicar que você acha estar se comportando inapropriadamente em sua vida desperta.

Neste caso, há duas interpretações distintas possíveis: uma delas é estar agindo de forma inadequada em relação às pressões externas; outra, é estar agindo de forma inadequada em relação às suas crenças e desejos. É importante observar os elementos adicionais para compreender qual dessas duas situações é a mais provável.

Sonhar estar utilizando roupas atribuídas ao gênero oposto

Se você acredita estar utilizando roupas que são tipicamente associadas ao gênero oposto ao seu, caso isso seja relevante para você, é possível que o cenário seja de aceitação ou confiança em relação a aspectos da própria identidade.

Se o sentimento não é negativo, isso pode indicar que você está em contato harmônico com as características deste outro lado. Se, por outro lado, a sensação for ruim, é possível que você ainda precise encontrar sua identidade plena e adquirir confiança sobre ela.

Usar roupas sujas

Sonhar com roupa suja perceptível pelas outras pessoas geralmente indica que você sente que sua reputação ou sua imagem estão sujos por algum motivo. Para além disso, se ninguém parece perceber que suas roupas estão sujas, é possível que o sonho indique que você esconde algum segredo que considera embaraçoso ou ruim, e sente que as pessoas podem perceber a qualquer momento.

Lavar as roupas durante o sonho

Geralmente, sonhar com roupa sendo lavada por você indica que você sente que algo precisa ser limpo em sua vida. Além disso, pode indicar que você está tentando mostrar seu melhor lado – sem as impurezas e aspectos que considera sujos – para alguém.

Tentar trocar de roupa durante o sonho

Quando o assunto passa a ser a troca de roupas durante o sonho, é possível que isso seja uma sugestão de seu subconsciente de que algo precisa ser modificado em sua vida, e que você precisa aprender a lidar com essa mudança.

O fato de conseguir ou não trocar de roupa também é relevante, pois isso demonstra a confiança que você possui a respeito dessa mudança necessária. A nova roupa também define como você se sente em relação à nova etapa. O fato de ser suja ou de tamanho inapropriado pode somar a interpretação anterior destes aspectos, nos tópicos que tratam sobre essas características.


3 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O AMOR!