Significado dos Sonhos

Sonhar com rosas: qual o significado?

Sonhar com rosas é algo extremamente simbólico no que diz respeito ao imaginário popular. Embora muito menos tradicional nos dias de hoje, ainda é muito vivo o significado de uma rosa no imaginário popular: as rosas vermelhas são um símbolo da paixão, enquanto as brancas são um símbolo da delicadeza e do carinho.

Rosas são flores extremamente simbólicas e podem ser usadas desde um presente mais íntimos, até a parabenização por algum tipo de conquista na vida. Isso faz com que suas temáticas sejam igualmente variadas, obrigando o intérprete a contextualizar a situação, observar as cores e dar significado a uma série de outras características presentes nessa realidade sonhada.

Por isso, é sempre importante recordar-se do contexto do sonho, e não apenas seu elemento central. Só assim será possível compreender seu real significado e suas mensagens determinadas a partir da realidade vivida:

Símbolo de paixão

Um dos principais significados das rosas é a demonstração de afeto. Se ela for especificamente vermelha, a tradição indica que esse é um afeto romântico, uma paixão. Não significa, é claro, que seu sonho precisa ilustrar você oferecendo pessoas para a pessoa amada.

Em geral, a própria pessoa pode ser representada através das rosas, ou o fato de você enxergar rosas vermelhas pode sugerir que você esteja apaixonado ou apaixonada, mesmo que não saiba disso de maneira consciente. É importante compreender que a paixão em questão pode ser representada de maneira metafórica.

Indicativo de que alguém fez algo que merece ser parabenizado

Na maior parte das vezes, sonhar com rosas indica um feito relevante. Este feito pode ser seu ou de outra pessoa, mas o fato de você sonhar com rosas evidencia o quanto você considera isso admirável. É possível que esse seja um aviso inconsciente de que você precisar se valorizar, ou valorizar alguém em função de suas conquistas, e que você pode não estar fazendo isso da maneira adequada.

Tentativa de impor importância a um certo episódio

Tradicionalmente, rosas marcam momentos importantes da vida. A própria ideia de presentear a pessoa amada com rosas de maneira inesperada indica que você considera ela própria importante para você, a qualquer momento da vida.

Se você enxerga a essa importância nas rosas, é bastante possível que este tipo de sonho faça uma referência a essa valorização de um certo momento ou contexto. Algo que poderia ser considerado banal em seu sonho, mas que recebe rosas durante seu acontecimento, automaticamente passa a ter um novo valor.

Indicativo de um outro tempo

Muito curiosamente, algo tão icônico quanto um buquê de rosas para parabenizar alguém, ou como um agrado romântico, parece ter perdido seu valor corrente, dando espaço a um indicativo nostálgico, já sem todo o valor original que apresentava.

Qualquer que seja sua opinião em relação ao choque de gerações, é inegável que ela acontece, e alguns símbolos passam a adotar um caráter um distinto. Para pessoas novas que não nutrem o valor desse tipo de presente, sonhar com rosas pode indicar alguém que está fora de seu contexto, alguém que não participa da realidade dela. É uma ilustração de uma pessoa que está em desacordo com os tempos em que vive, segundo a perspectiva dela.