Significado dos Sonhos

Sonhar com recém nascido: o que quer dizer?

Sonhar com recém nascido possivelmente está no conjunto de sonhos com interpretações mais variáveis. Isso ocorre em função das múltiplas concepção do significado um bebê, bem como das várias situações nas quais um recém nascido pode ser interpretado.

Para quem busca engravidar, por exemplo, sonhar com recém nascido obviamente é a representação de um desejo. Para quem ativamente não busca ter filhos, isso pode representar um grande problema inesperado. Para outras pessoas, um bebê representa um compromisso, enquanto para outros é a liberdade para uma nova vida.

Por isso, a interpretação deste tipo de sonho está diretamente associada à ideia que um recém nascido apresenta para você, e qual o seu contexto de vida. Entenda quais são as diferentes interpretações sobre o tema para combinar com sua vida atual:

Representação de imaturidade

Embora a tendência é que nossa mente queira interpretar este tipo de sonho de forma literal, a forma mais adequada de entender o que significa sonhar com recém nascido tende a ser a mais metafórica. Isso ocorre porque, quando a assunto é um bebê propriamente dito, a preocupação primária não costuma ser o bebê em si, mas as implicações de sua existência.

O recém nascido, quando protagoniza nossos sonhos, tende a simbolizar outras coisas. Um de seus principais aspectos é, por óbvio, a dependência e a necessidade de amadurecer. Sonhar com recém nascido pode ser uma representação de si mesmo ou de alguém como um ser imaturo, que ainda precisa evoluir para pode interagir com os “adultos”.

Em alguns casos, a presença do bebê também pode ser um indicativo de inocência e ingenuidade. Quando o bebê é associado a você, pode ser um recado inconsciente de que alguém a está enganando sem que você perceba. É importante dar atenção a outros elementos do sonho, neste caso, que podem estar associados a quem estaria enganando você.

Reflexo hormonal da gravidez

Embora não seja exatamente comum, é possível que sonhar com recém nascido seja uma resposta inconsciente do seu organismo à percepção de mudanças hormonais causadas pela gravidez. Em alguns casos, é possível que este tipo de sonho ocorram até mesmo antes da descoberta da gravidez propriamente dita. Este tipo de sonho é especialmente comum nos estágio iniciais da gravidez.

Representação de novos projetos ou ideias

Um bebê, assim como novos projetos, ideias e negócios em sua vida, precisa ser nutrido, educado, desenvolvido e protegido durante muito tempo até ser capaz de gerar resultados por si só. Não à toa, a língua portuguesa possui expressões como “parir um filho” para fazer referência a um grande projeto pessoal.

Por isso, sonhar com recém nascido pode ser uma metáfora a um projeto que esteja se desenvolvendo, ou à fase final deste projeto, quando ele finalmente é “dado à luz” de maneira definitiva.

Sonhar com recém nascido dormindo

Em muitos sonhos, um recém nascido é um agente do caos. Ele exige atenção e nutrição constantes, e quase sempre é representado como um elemento central de responsabilidades. Em alguns casos, no entanto, este protagonista está dormindo.

Nessas ocasiões mais raras, a interpretação a ser tomada geralmente está relacionada à ideia de tranquilidade e paz de espírito em momentos que pareçam difíceis. É uma representação de momentos de tranquilidade em períodos complicados.

Representação de um desejo

Se você quer ter um bebê em breve, sonhar com recém nascido é, obviamente, o reflexo do seu desejo da vida desperta recebendo continuidade durante seus sonhos. Geralmente, a intenção de engravidar é acompanhada de pesquisa e muitas conversas sobre o assunto, o que torna o tema muito frequente em nosso imaginário.

Representação de um medo

Se, no exemplo anterior, o bebê representava a concretização de um desejo, é possível que o mesmo sonho tenha um significado exatamente oposto para alguém que não queira engravidar. Nestes casos, sonhar com recém nascido é a concretização do medo – um sonho especialmente comum para quem acredita que possa ter engravidado.