Significado dos Sonhos

Sonhar com rato: o que significa?

Em geral, sonhar com rato – seja apenas um, ou um conjunto deles – não é um sinal positivo para as nossas vidas. Especialmente em culturas tipicamente ocidentais, como a nossa, ratos são sinônimos de sujeira, doenças, incômodos, falta de controle e infestações. Em outras palavras, eles representam problemas que tornam o ambiente pouco convidativo e desejável.

Podem estar associados, ainda, ao caos e à falta de controle em relação a certos problemas, e seus significados podem tomar interpretações distintas na medida que as pessoas apresentam contextos diferentes para sonhar com rato.

É possível, por exemplo, que a pessoa tenha traumas ou medos específicos em relação a ratos. Neste caso, eles podem representar o próprio medo. É possível, por outro lado, que a pessoa nutra certa simpatia por estes animais – o que muda completamente a análise realizada sobre a questão.

Por isso, é importante compreender que as interpretações sobre sonhar com rato são baseadas nos arquétipos mais tradicionais do estudo dos sonhos, podendo sofrer variações de acordo com as particularidades de cada indivíduo.

Confira alguns dos principais significados de sonhar com rato:

Símbolo de problemas

Ratos não são considerados um bom presságio. Na verdade, quando um rato aparece em nossas vidas, geralmente entendemos que há algo de errado neste lugar. Por isso, é uma das representações muito tradicionais, para nossa mente, de problemas.

Um local cheio de ratos, em nossos sonhos, é uma forma de representar que aquele local é problemático e cheio de irregularidades. Neste sentido, o rato simboliza algo bastante parecido com a sujeira, mas é mais grave por ser vivo, mexer-se e ser imprevisível. Associa-se o animal, portanto, ao caos e ao medo.

Simboliza a falta de saúde

Ratos trazem doenças. Essa é uma máxima repetida à exaustão em nossa sociedade. Não é difícil imaginar, portanto, os motivos pelos quais estes animais podem ser a própria representação de doenças em nossos sonhos. Uma pessoa com ratos ao seu redor, ou sobre ela própria, pode indicar uma pessoa doente, por exemplo.

Se ratos perseguem você, por outro lado, isso pode representar seu medo de ficar doente. Os ratos são a própria peste, neste sentido, e ela persegue você, enquanto você tenta ficar saudável. Este tipo de sonho é especialmente comum quando você está passando por baterias de exames, ou fica sabendo que pessoas próximas estão doentes.

Símbolo de inferioridade

Quando seu sonho coloca você e os ratos em harmonia, isso pode representar que você está se sentindo inferiorizada em relação a outras pessoas ou situações. “Ser um homem ou um rato” é uma expressão comum em nossa sociedade, e diz bastante respeito à forma como interpretamos estes animais.

A pessoa que anda com ratos é inferior, nem mesmo faz parte da humanidade. Vive, em geral, nos submundos, nos esgotos, e não é parte da sociedade saudável, que não precisa se esconder.

Sonhar com ratoeira

Outra forma comum de sonhar com rato, está relacionada à própria armadilha geralmente utilizada contra o animal. A ratoeira pode representar astúcia ou traição – pode indicar cuidado em relação aos problemas, ou a tentativa de caçar algo. Neste caso, é necessário interpretar qual a sua posição em relação a essa armadilha, por quem ela foi posta, e qual é o alvo desejado com ela.